Um homem foi detido após destruir propositalmente uma urna eletrônica na cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O caso foi registrado na zona 316, da seção 311, na Escola Municipal Maria da Penha dos Santos Almeida, localizada no bairro Cruzeiro do Sul, na tarde deste domingo (2/10).
Acionada, a Polícia Militar (PM) encaminhou o suspeito para a sede da Polícia Federal.
A informação foi repassada por Paulo Tamburini, juiz coordenador do Gabinete Institucional de Segurança (GIS), que está na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Segundo o magistrado, a urna danificada pelo eleitor foi prontamente substituída e não causou grandes transtornos na fila de votação do local.
Tamburini também explicou que os votos computados no aparelho eletrônico não foram comprometidos: “As urnas possuem um sistema de segurança contra choques e danos. Os dados contidos nela não são perdidos, pois o sistema interno é colocado no aparelho substituto”.
Até o momento, 399 urnas apresentaram problemas e foram substituídas em todo o estado - 0,78% do total. O número é menor do que o esperado pelo TSE.