As últimas horas antes do fechamento das urnas, neste domingo (2/10), foram filas e demora em Belo Horizonte. Após uma manhã de longas filas e muita demora, no período da tarde a situação não era muito diferente.
No Colégio Arnaldo, na Região Centro-Sul de BH, algumas pessoas esperaram horas nas filas. Porém, às 16h30, o tempo de espera já era bem menor. Alguns eleitores disseram que é a primeira vez que enfrentam tanta demora para votar.
No Colégio Estadual Central, também na Região Centro-Sul de BH, as filas eram maiores e a espera era maior.
O arquiteto Frederico Guerra, de 33 anos, diz que sua sessão eleitoral está mais cheia do que de costume. "Mas sem nenhuma confusão. Tirando a fila, tá tudo tranquilo." O eleitor acredita que a demora não afasta as pessoas.
"Não vi ninguém voltando (pra casa), sem votar. As pessoas estão determinadas a votar. É ruim esperar, mas tá todo mundo esperando. Sem problema."
O eleitor Eduardo Barreto, de 34 anos, também estava aguardando para votar a cerca de 15 minutos. "Acho que vai demorar mais uma hora, pelo menos. Eu passei aqui mais cedo com a minha mãe e a fila estava um pouco maior." Ele conta que a mãe, de 63 anos, demorou quase duas horas para votar. Apesar do nervosismo das pessoas, pela espera, o eleitor disse que não presenciou nenhuma confusão.
Sobre a organização, ele disse que achou um pouco confusa. "Muitas pessoas que têm prioridade, nem sabem que têm. Uma senhora chegou aqui sem saber onde é a sessão dela. Nunca vi tanta gente assim."
Em nota, o TRE-MG "informa que foi detectada a formação de filas em muitos locais de votação, em razão do comparecimento de um grande volume de eleitores para votar a partir do meio da manhã. A formação de filas também é influenciada pelo tempo que cada pessoa demora para votar, já que são cinco cargos em disputa. Esse é um fato registrado em toda eleição geral.
O TRE esclarece ainda que todas as pessoas que estiverem na fila das suas seções eleitorais até as 17h receberão uma senha e poderão votar normalment