“A vida toda eu vim votar, e agora não seria diferente”. A declaração é da aposentada Nélia Moreira da Costa, de 88 anos, que, neste domingo (2/10), compareceu à Escola Estadual Helena Pena, no bairro Sagrada Família, na região Leste de Belo Horizonte, para votar.
Leia Mais
No DF, presidente do TSE acompanha teste de integridade das urnasEleitora usa celular na hora do voto e é presa pela Polícia MilitarBrasil registra 339 crimes eleitorais e 130 prisõesEleições 2022: TRE-MG prevê atraso na apuração dos resultados no estadoVotação nas eleições serve como prova de vida do INSSBrasileiro consegue alta de hospital para votar em LondresDe acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), das 2.006.854 pessoas aptas a votar na capital mineira, 12,63% têm mais de 70 anos. No estado, o número sobe para 1.802. 756.
“A vida toda eu fui diretora de escola, gosto muito da educação. É por meio do voto que a gente também defende a educação, e acho que nós temos que trabalhar por uma educação melhor, porque atualmente ela não está muito boa”, disse Nélia.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o voto de pessoas acima de 70 anos é facultativo desde a construção da Constituição Federal, em 1988. Além disso, o grupo está isento do título de eleitor ser cancelado, já que a norma eleitoral estabelece que o documento só perde a validade se o eleitor deixar de votar ou justificar o voto em três eleições consecutivas.
A apuração dos votos das eleições 2022 começou às 17h. Acompanhe a contagem dos votos em tempo real, neste link.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata