Alexandre Kalil (PSD), derrotado na disputa pelo governo de Minas, perdeu também entre os eleitores de Belo Horizonte. Ex-prefeito da capital, reeleito no primeiro turno em 2020, não conseguiu transferir a aprovação da gestão na cidade ao pleito estadual.
Leia Mais
Quem ganhou eleição para presidente em Minas GeraisVeja os deputados federais eleitos em Minas Gerais em 2022Institutos de pesquisa precisarão rever metodologias, diz professor da USPKalil compara derrota para Zema com Atlético no Mundial de Clubes Os 10 deputados estaduais mais votados em Minas GeraisReeleito, Zema terá de superar entraves com ALMG e driblar crise fiscalBolsonaro conta com apoio de Nikolas para ganhar voto dos jovens em MinasLeia mais: Lula e Bolsonaro disputarão o 2º turno
Presidência e Senado
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu em Minas Gerais, com 48,29% dos votos ante 43,6% de Jair Bolsonaro (PL). Em BH, o cenário foi diferente, com vitória do candidato à reeleição. O atual presidente teve 46,6% dos votos na capital e o petista, 42,53% das escolhas.
Na disputa pelo Senado, os votos de Belo Horizonte também foram diferentes do estado. Cleitinho Azevedo (PSC) foi eleito com 41,53% contra 35,80% de Alexandre Silveira (PSD) e 19,69% de Marcelo Aro (Progressistas).
Na capital, no entanto, Silveira, candidato apoiado por Lula, teve a maior votação, com 37,79% das escolhas. Cleitinho ficou logo atrás com 37,13%. Marcelo Aro repetiu os 19,00%, votação similar ao quadro estadual.