Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro busca mais de 70% dos votos de Tebet e Ciro para derrotar Lula


O presidente Jair Bolsonaro (PL) precisa conquistar pelo menos 6,2 milhões de votos dentre os obtidos por Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno das eleições para superar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e se reeleger no Palácio do Planalto. A diferença corresponde a mais de 70% dos 8,5 milhões de votos recebidos juntos pela emebedista e o pedetista.





Enquanto Bolsonaro foi escolhido por 51 milhões de pessoas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o voto de mais de 57,2 milhões. Além da senadora e do pedetista, também estão em jogo outros 1,4 milhão de votos dos demais candidatos. Entre eles, dois se destacam: Soraya Thronicke (União), com 600 mil, e Felipe D'Avila (Novo), com 559 mil.

Tebet se posiciona

Com quase 4,16% dos votos, Tebet prometeu se posicionar na disputa entre Lula e Jair Bolsonaro no segundo turno. 

"Não esperem de mim, eu, que tenho uma trajetória de vida de luta pelo país, este país que tanto precisa de nós - de reflexão, mas de ação -, não esperem de mim omissão", declarou a senadora.



Ciro se diz preocupado

Depois de ficar em quarto lugar na corrida ao Planalto, o ex-ministro disse estar "exremamente  preocupado" com o destino do Brasil.

“Eu quero agradecer aos brasileiros que deram seus votos a mim. Quero dizer que estou profundamente preocupado com o que está acontecendo com o Brasil. Eu tenho 64 anos de vida, 42 dedicados ao Brasil, e nunca vi nada tão complexo e desafiador”, disse o ex-governador do Ceará.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.