Pelo menos seis pesquisas para presidente da República serão divulgadas neste início de segundo turno das eleições. Entre esta segunda-feira (3/10) e quarta-feira (5/10), institutos que farão a sondagem da intenção de voto do eleitorado são Ipec, Poderdata, Quaest, Futura, Datafolha e Instituto Veritá. Confira:
Quarta (5/10): Ipec
Quarta (5/10): Instituto Veritá
Quinta (6/10): Poderdata
Quinta (6/10): Futura
Quinta (6/10): Quaest
Sexta (7/10): Datafolha
Leia Mais
Lula e Bolsonaro vencem em cidades que tiveram recorde em eleições passadasKalil compara derrota para Zema com Atlético no Mundial de Clubes Nikolas Ferreira sobre corte de cabelo: 'Fiz um voto com Deus'Vereador de Uberlândia, Caporezzo é eleito deputado estadualBolsonaro pode ter tirado votos de Tebet e Ciro, diz diretora do DatafolhaPor que eleitor 'desconfiado' é desafio para as pesquisas no mundoComo institutos de pesquisa explicam Bolsonaro subestimado nas sondagensEleitos para Câmara dos Deputados, Nikolas e Duda fazem prévia de embateDefesa deve dizer a Bolsonaro que não houve fraude nas urnasO segundo turno das eleições será no domingo (30/10) e definirá entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) o próximo presidente da República.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 156.454.011 brasileiros estão aptos a votar em 2022. São 82.373.164 mulheres (53%) e 74.044.065 homens (47%).
Como será no dia das eleições
Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.