Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Quando saem as primeiras pesquisas para presidente no 2º turno

Pelo menos seis pesquisas para presidente da República serão divulgadas neste início de segundo turno das eleições. Entre esta segunda-feira (3/10) e quarta-feira (5/10), institutos que farão a sondagem da intenção de voto do eleitorado são Ipec, Poderdata, Quaest, Futura, Datafolha e Instituto Veritá. Confira: 
 
Leia: Pesquisas também erraram projeções para aliados de Lula 

Quarta (5/10): Ipec
Quarta (5/10): Instituto Veritá
Quinta (6/10): Poderdata
Quinta (6/10): Futura
Quinta (6/10): Quaest
Sexta (7/10): Datafolha

Tratadas como esquenta do cenário eleitoral, as pesquisas de intenção de voto costumam surgir em todo o território nacional com meta de ilustrar a situação política do país antes mesmo de os brasileiros irem às urnas. Porém, mesmo com todas suscetíveis a erros, discrepâncias nas amostragens chamaram a atenção no pleito de 2022.





O segundo turno das eleições será no domingo (30/10) e definirá entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) o próximo presidente da República.
 
Leia: As hipóteses para explicar os votos de Bolsonaro que as pesquisas não previram 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 156.454.011 brasileiros estão aptos a votar em 2022. São 82.373.164 mulheres (53%) e 74.044.065 homens (47%).

Como será no dia das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. 
 
Leia: CPI das Pesquisas: Eduardo Bolsonaro quer assinaturas ainda nesta semana 

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.




 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.