Natural de Belo Horizonte, Chiara acompanha a política desde os 4 anos, testemunhando a atividade do pai, o deputado federal Eros Biondini (PL). Reeleito para o seu quarto mandato na Câmara Federal, Eros tem a sua atuação focada no trabalho junto a grupos religiosos católicos e no combate e prevenção ao uso de drogas.
Leia Mais
Eleições 2022: quantos deputados e senadores cada partido elegeuOs 10 deputados estaduais mais votados em Minas GeraisVeja os deputados estaduais eleitos em Minas Gerais em 2022Moraes nega liminar e garante posse de deputada eleita mais jovem do paísFilho de Celise Laviola, Zé Laviola é eleito deputado estadual pelo NovoPrefeito mais jovem de Rio Casca, Alvarenga é eleito deputado estadual
O regimento interno da Assembleia Legislativa estabelece que qualquer deputado eleito pode tomar posse até 30 dias depois da primeira reunião de uma legislatura, sem prejuízos para o seu mandato. Dessa forma, em 1º de fevereiro, em vez do total de 77 eleitos, serão empossados 76 deputados estaduais em Minas, sem a convocação de suplente.
Chiara lembra que tanto a Constituição Federal e o regimento da ALMG exigem a idade mínima de 21 anos para o exercício da atividade de deputado. Porém, a idade mínima não é exigida para uma pessoa disputar a eleição para o cargo. Ela explica que a questão já foi esclarecida pela Justiça Eleitoral.
O “esclarecimento” sobre o caso ocorreu porque, por ocasião do registro da candidatura a deputada estadual pela universitária, ela foi alvo de uma representação encaminhada à Justiça Eleitoral por um advogado, que alegou que Chiara não poderia concorrer á Assembleia, por ter menos de 21 anos. “Antes mesmo da apresentação da minha defesa, o Ministério Público emitiu um parecer, atestando que eu estava totalmente apta a me candidatar a deputada estadual”, informou a jovem política.
Ainda conforme Chiara, a ação impetrada pelo advogado foi julgada em plenário pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que aprovou o registro de sua candidatura, por unanimidade.
Chiara acompanha a politica desde a infância
“Foi o nosso grupo, o Corrente do Bem, que identificou na Chiara a capacidade para fortalecer o nosso trabalho e nossas ações católicas e filantrópicas”, afirma o deputado federal Eros Biondini. Ele disse esperar que a filha sirva de inspiração para que outros jovens “possam se interessar pela política do bem”.
Por sua vez, Chiara Biondini assegura que se interessou pela atividade e “aprendeu” a importância da política desde desde pequena, acompanhandoa a atuação do pai, eleito para o primeiro mandato, ainda como deputado estadual, em 2006.
“Acredito que a política, quando bem executada, é uma ferramenta que transforma as pessoas e facilita o auxílio do Estado para os cidadãos”, assegura a deputada estadual mais jovem do Brasil.
Chiara disse que considera que sua eleição para a Assembleia Legislativa aos 20 anos de idade “representa a esperança da população na juventude visando fazer uma política diferenciada”.
Ela destaca que na atuação parlamentar vai trabalhar “incansavelmente” em defesa das pautas conservadoras. “Sou totalmente contra o aborto e contra as drogas. Sou a favor da família”, declarou.
Ela garante que também pretende trabalhar para a ampliação dos investimentos públicos na educação, tendo como meta a introdução da educação financeira nas escolas públicas. Anunciou ainda que vai lutar para a destinação de mais recursos para a assistência a pessoas com deficiências, portadores de síndrome de Down, de transtorno do espectro autista de doenças raras.
Apoio a Bolsonaro
Dentro de defesa das pautas conservadoras, Chiara Biondini declarou que está engajada na campanha para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição. “Eu sou 100% o Bolsonaro no segundo turno”, afirma a deputada estadual eleita.