O ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou, nesta terça-feira (4/10), no Twitter, que autorizou a Polícia Federal (PF) a abrir inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais.
Leia Mais
De Juiz de Fora e apoiada por Margarida, Ana Pimentel é eleita deputadaVereadora de Uberlândia, mulher e preta, Dandara é eleita deputada federalEm dia de São Francisco, Lula elogia papa: 'Coragem exemplar'PF diz ter encontrado caso de corrupção em estatal entregue ao centrãoPresidente da COREN-MG, enfermeiro Bruno Farias é eleito deputado federalFilho do senador Carlos Viana, Samuel Viana é eleito deputado federal“Acabo de encaminhar à PF pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende à representação recebida no Ministério de Justiça e Segurança Pública que apontou ‘condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados’ por alguns institutos”, escreveu Torres.
Depois do primeiro turno, institutos de pesquisa, como o Datafolha e o Ipec, ex-Ibope, vem sendo atacados e criticados por terem divulgado, na véspera das eleições, pesquisas muito distantes do resultado final na disputa por vários cargos.
Em alguns casos, os institutos chegaram a cravar uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda em primeiro turno. Agora, o petista concorre ao segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).