Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Lula confirma conversa com Tebet e diz que PSD o apoiará nacionalmente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta terça-feira (4/10) que já conversou com a senadora Simone Tebet (MDB) sobre eventual apoio no segundo turno. O petista, porém, disse que o diálogo ocorre primeiro entre os partidos políticos.





 

Ainda sobre eventuais apoios no segundo turno, Lula afirmou que receberá senadores do PSD na próxima quinta-feira (6) e que a legenda o apoiará nacionalmente.

 

"Já", respondeu brevemente Lula ao ser questionado por uma jornalista, em coletiva de imprensa, se havia conversado com Tebet sobre o apoio. "Nós temos um tempo de respeito à relação que a nossa presidenta tem com os partidos políticos", disse.

 

 

 

 

"Antes de conversar pessoalmente com as pessoas, nós temos tentado conversar com os partidos, para que não haja um rompimento das relações diplomáticas", acrescentou o ex-presidente, sem dar mais detalhes sobre o teor da conversa com a senadora do MDB. O candidato reuniu-se hoje com frades franciscanos, em São Paulo, e falou com a imprensa logo depois.

 

Apoio do PDT

Mais cedo, Lula recebeu apoio declarado do PDT e de Ciro Gomes (PDT) após negociação entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente do PDT, Carlos Lupi. A expectativa é que Tebet declare seu apoio ao petista, mas o MDB pode liberar seus diretórios para apoiarem quem quiser. O anúncio da senadora, porém, só deve ocorrer após manifestação da legenda.





 

 

 

 

"Eu conversei com as pessoas do PSD e fui informado que na quinta-feira (6) vem um grupo de pessoas do PSD aqui apoiar a nossa candidatura, apesar do Kassab apoiar o nosso adversário aqui em São Paulo. O PSD a nível nacional vai me apoiar para a Presidência da República. E assim nós vamos costurando cada personalidade, cada partido político, sem criar constrangimento a ninguém", declarou Lula.