Com os apoios declarados de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e José Serra (PSDB), três dos quatro nomes que foram adversários de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em disputas presidenciais passadas estão com o petista nesta eleição. O terceiro nome é o próprio candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin, hoje no PSB. O único que está no lado contrário é o ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Não vou me alongar sobre o tema. Diante das alternativas postas, votarei em Lula. E, pela mesma razão, em São Paulo, meu voto será em Tarcísio de Freitas.
%u2014 José Serra (@joseserra_) October 4, 2022
Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.
%u2014 Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022
Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv
FHC foi adversário de Lula em duas eleições, a de 1994 e a de 1998. Em ambas derrotou o petista. José Serra enfrentou Lula em 2002, quando perdeu a eleição. Em 2010, ele voltou a disputar a presidência, mas daquela vez contra Dilma Rousseff (PT), e novamente saiu derrotado.
Já Fernando Collor, apoiador de Jair Bolsonaro (PL), disputou a Presidência com Lula em 1989, na primeira eleição direta após a redemocratização. Os dois foram para o segundo turno e Collor acabou vencendo. O então candidato do extinto PRN virou presidente, mas não durou muito. Governou pouco mais de dois anos e sofreu o impeachment.