Os votos válidos são aqueles em que o eleitor escolhe nominalmente um candidato para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Apenas os votos válidos são contabilizados nas disputas aos cargos políticos no Brasil.
Leia Mais
Empresa dispensa psicóloga de RH que ameaçou demitir eleitores do PTLula de mãos dadas com antigos adversários no segundo turnoIPEC divulga hoje primeira pesquisa do segundo turno entre Lula e BolsonaroMP processa 22 candidatos de MG por espalhar santinhos no dia das eleiçõesRio de Janeiro: veja como foi o resultado do 1º turnoComo justificar no segundo turno das eleições de 2022?Tebet sobre apoio a Lula: 'Não cabe a omissão da neutralidade'Belo Horizonte: veja como foi o resultado do 1º turnoTebet critica Bolsonaro: 'O Brasil foi abandonado na fogueira do ódio'Tebet declara apoio a Lula: 'Tem compromisso com a Constituição'A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Eleições definem as regras para a votação. Para que seu voto seja válido, o eleitor digita e confirma na urna eletrônica o número de um candidato ou partido que disputa uma vaga naquela eleição.
O eleitor vota em branco apertando a tecla "branco", e vota nulo quando escolhe uma sequência numérica que não corresponde a nenhum candidato ou partido, como 00, por exemplo. Ambos têm o mesmo efeito para o resultado da disputa.
Quem votou nulo ou branco no 1º turno pode votar nominalmente em um candidato no 2º turno, assim como quem não compareceu à votação no 1º turno pode comparecer ao 2º.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.