Eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições brasileiras deste ano podem votar no segundo turno, marcado para o último domingo do mês (30/10).
Leia Mais
Como justificar no segundo turno das eleições de 2022?Tebet critica Bolsonaro: 'O Brasil foi abandonado na fogueira do ódio'Tebet sobre apoio a Lula: 'Não cabe a omissão da neutralidade'Vídeo: Ex-vice da OAB Mulher incentiva boicote ao Nordeste por apoio a LulaPrefeitos e entidades do Norte de MG se mobilizam por vitória de BolsonaroMBL critica PT: 'Ligou uma máquina de distribuição de fake news horrorosa'Ipec: Lula tem 51% e Bolsonaro, 43%Bolsonaro diz que ligou para Moro: 'Apagamos o passado'Para escritor, apoio de FHC a Lula tem 'profundo apelo simbólico'Rio de Janeiro: veja como foi o resultado do 1º turnoCaso o eleitor não tenha votado no 1º, deverá apresentar justificativa à Justiça Eleitoral em até 60 dias. Qualquer eleitor poderá votar, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral e seu título eleitoral não esteja cancelado ou suspenso.
O prazo para justificar a ausência no primeiro turno é 1º de dezembro de 2022. A ausência no segundo turno deve ser justificada até 9 de janeiro de 2023. É possível justificar pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo um formulário de justificativa eleitoral.
Caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, o eleitor terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno.