Jornal Estado de Minas

NORDESTE

Após reforçar 'analfabetismo', Bolsonaro recua: 'irmãos nordestinos'

Durante live em redes sociais ontem (5/10), o presidente Jair Bolsonaro (PL) associou que os estados nordestinos que votaram majoritariamente no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm os maiores índices de analfabetismo e sofrem com a “falta de cultura”.




 
 

"Uma notícia importante, pessoal, está aqui na CNN. Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só a taxa de analfabetismo alta, o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, o desemprego, a falta de esperança, é assim que age a esquerda no mundo todo", afirmou o mandatário. 
O presidente foi criticado nas redes sociais e, hoje (6/10), recuou de suas afirmações na live. Via Twitter, Bolsonaro ressaltou aos seus seguidores que os nordestinos são “irmãos” e que há “uma narrativa” que os coloca contra eles. Além disso, o mandatário citou a Transposição do Rio São Francisco como uma conquista do atual governo. No entanto, a obra já passou por quatro gestões federais, tendo início há 13 anos atrás. 
 
 

"Não caiam em narrativas que tentam nos colocar contra nossos irmãos do nordeste. A esquerda divide para conquistar. Já tentaram com negros, mulheres, indígenas, etc. Agora tentam com nordestinos, para abafar conquistas como a Transposição do São Francisco, que nós concluímos", disse.