Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Lula: 'Qual a obra que o governo Bolsonaro fez em Belo Horizonte?'

Ígor Passarini, Matheus Muratori e Natasha Werneck

O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Belo Horizonte neste domingo (9/10) para o primeiro ato de campanha na capital mineira para o segundo turno destas eleições. Em coletiva de imprensa, ele aproveitou para cutucar seu adversário, Jair Bolsonaro (PL), que esteve na cidade há três dias. E "desafiou" os cidadãos belo-horizontinos a contar uma obra que o atual presidente fez em BH.



“Nós estamos fazendo uma campanha diferente de todas as campanhas que eu participei na vida. É uma campanha mais renhida, mais polarizada, com um adversário mais teimoso e mais tinhoso, um adversário que não faz nenhum sacrifício para contar uma mentira. Ele não se importa em ser o campeão mundial de fake news, não se importa com a qualidade da fake news, ele não tem compromisso com a verdade”, afirmou Lula.

O petista ainda ressaltou que Bolsonaro também conta mentiras para o povo mineiro. “Quem estiver duvidando de mim, poderia sair na rua de Belo Horizonte e perguntar para qualquer morador de Belo Horizonte: ‘Qual a obra que o governo Bolsonaro fez em Belo Horizonte?’. Qualquer uma, alguém me diga qual a obra que ele fez em Belo Horizonte. Inclusive, uma grande mentira que estão dizendo é que estão acabando a BR-381 de Belo Horizonte a Governador Valadares, a famosa chamada ‘estrada da morte’”, apontou.

“Essa estrada que foi começada no governo da Dilma, porque nós fizemos ela até Belo Horizonte, depois ela ia até Governador Valadares, essa estra que é a 381, foi duplicada, e feita concessão, que te, um dos pedágios mais baratos desse Brasil no tempo do meu governo. No governo da Dilma foi feita licitação para fazer o trecho na chamada 'estrada da morte', uma empresa espanhola ganhou a concessão e depois essa empresa desistiu, não continuou a obra. Depois, já nesse governo Temer e no governo agora estão tentando fazer a concessão, não apareceu empresa interessada, e a obra está paralisada”, acrescentou o ex-presidente.





Lula em BH 


Lula participou de um ato em cima de uma caminhonete, a partir da Praça da Liberdade, na Savassi, e que terminou na Praça Tiradentes, na Região Centro-Sul da cidade. 
 
O ato faz parte de uma estratégia adotada pela campanha petista adotada na reta final do primeiro turno, ampliando o corpo a corpo com o eleitorado.

Lula terminou à frente no primeiro turno, com 48,43% dos votos válidos no último domingo (2/10). Já Bolsonaro teve 43,2%.

O presidente também ficou atrás do petista em Minas Gerais, com 43,6% dos votos. Lula recebeu 48,29%. Em BH, contudo, Bolsonaro pontuou 46,6%, contra 42,53% do ex-presidente.

Minas é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 12.655.228 eleitores no primeiro turno, atrás somente de São Paulo - com 27.189.714 votos. O segundo turno ocorre em 30 de outubro.