Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro ataca urnas e pede que eleitor fique na seção depois de votar

Por Ana Mendonça

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, mais uma vez levantou suspeitas, sem apresentar provas, sobre as urnas eletrônicas.





Bolsonaro esteve em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Durante discurso, o chefe do Executivo federal pediu que os apoiadores fiquem na seção eleitoral após a votação até a apuração dos resultados. 
 
Leia: Defesa deve dizer a Bolsonaro que não houve fraude nas urnas 

"No próximo dia 30, de verde e amarelo, vamos votar e vamos permanecer na região da seção eleitoral até a apuração dos resultados. Tenho certeza que o resultado será aquele que todos nós esperamos, até porque o outro lado não consegue reunir ninguém. Todos nós desconfiamos. Como pode aquele cara ter tantos votos, se o povo não está ao lado dele", afirmou.

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro diz “desconfiar das urnas”. Ele acredita que Dilma Rousseff (PT) não foi eleita presidente do Brasil. Além disso, Bolsonaro também diz que quando foi eleito em 2018, as urnas sofreram fraudes porque, segundo ele, teria vencido em primeiro turno.





O presidente disputa o segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 
Leia: O que acontece se Bolsonaro questionar o resultado das urnas? 
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.