TV Alterosa/Estado de Minas/Vinícius Prates
"Vamos começar no metrô de BH. Já está reservado por parte do governo federal R$ 2,8 bilhões, e o Zema entra com R$ 400 milhões. O metrô será licitado agora em dezembro do corrente ano", declarou o presidente em entrevista aos Diários Associados.
O governador Zema, que estava ao lado do presidente durante toda a entrevista, afirmou que existe um compromisso entre o governo federal e estadual para que seja feito até dezembro a licitação para concessão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais.
Zema disse que nenhum outro presidente tentou ampliar o metrô da capital mineira e afirmou, ainda, que Bolsonaro "está fazendo" depois de 18 anos sem nenhuma ampliação.
"Vale lembrar que, desde 2004, nesse período nós tivemos lá quatro ou cinco presidentes e nenhum trouxe ampliação para o metrô. O presidente Bolsonaro está trazendo", declarou Zema."Não andou um centímetro de 2004 para cá, a última ampliação foi em 2004. Agora com o presidente Bolsonaro será ampliado. E lembrando que construíram na Venezuela, isso é que é estranho. Na Venezuela construiu-se metrô, agora, em Belo Horizonte, para os brasileiros, mineiros, não", completou Zema.
Bolsonaro alegou que a construção do metrô da Venezuela foi feita com dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e acusou o país de não pagar o Brasil.
"Construíram com dinheiro nosso do BNDES(Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e a Venezuela não pagou. Ou seja, de graça, foi feito um metrô de primeiro mundo lá em Caracas, capital da Venezuela. Governos Lula e Dilma", disparou.
Entrevista exclusiva
A entrevista exclusiva com o presidente foi gravada na manhã desta quarta-feira (12/10) e veiculada no Jornal da Alterosa. A íntegra está disponível no YouTube.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.