(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENTENDA

O que significa CPX? Sigla em boné usado por Lula causa polêmica nas redes

Boné usado por Lula durante ato no Complexo do Alemão é dos assuntos mais comentados no Twitter. Humorista Marcelo Adnet ironiza as fake news de bolsonaristas


13/10/2022 11:20 - atualizado 13/10/2022 11:54

Lula sorrindo com boné preto escrito cpx em vermelho
CPX, sigla utilizada em boné de Lula durante ato no Complexo do Alemão, signfica 'complexo' (foto: Reprodução)

 
Por Luana Pedra
 
Um boné usado pelo candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante ato no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (12/10), viralizou nas redes sociais e virou alvo de fake news. O motivo foi a sigla estampada no acessório - CPX
 

CPX é uma abreviação da palavra "complexo", expressão utilizada para se referir a um conjunto de favelas, conforme o exemplo abaixo:
  • Complexo do Alemão ou CPX Alemão;
  • Complexo da Penha ou CPX Penha;
  • Complexo da Maré ou CPX Maré.
 
Lula, que cumpriu agenda de campanha em uma das favelas mais conhecidas do Rio de Janeiro, utilizou o boné preto com a sigla CPX estampada em vermelho, enquanto caminhava pelas ruas. Posteriormente, o ex-presidente discursou em um carro de som com o boné. 
A sigla é comum entre os moradores e também é utilizada em postagens na internet, para abreviar a palavra. A própria Polícia Militar do Rio de Janeiro já usou o termo para se referir aos complexos do estado.
 
 
 
No entanto, perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgaram que CPX é  uma abreviação do nome de um grupo criminoso, ligado ao tráfico. A informação é falsa e, também, foi compartilhada pelo filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL). A deputada federal Carla Zambelli (PL) também divulgou a fake news em suas redes sociais. 

Cultura

Em março deste ano, a música "CPX Tá Tega", do MC Poze do Rodo com participação do MC Maneirinho, fez sucesso ao abordar justamente a tranquilidade na comunidade. Atualmente, o clipe da canção conta com 25 milhões de visualizações no YouTube.

 

"CPX tá tega, mó complexão. Tá tudo fluindo aqui no morrão. A melhor gestão, nóis tá tranquilão", diz um trecho da letra. 

 

O humorista Marcelo Adnet ironizou as fake news espalhadas pelos bolsonaristas. Em suas redes sociais, ele escreveu: "O bolsonarismo é fascinante. Conseguiram enxergar a palavra "cupincha", que sequer é usada no Rio, na sigla CPX, que é largamente usada e sabemos ser de "complexo". Além de desprezo pelos mais pobres e desconhecimento, cupincha é com ch, exemplo de uso: Cupincha de miliciano."

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)