Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro deve visitar Minas Gerais às vésperas do segundo turno

Matheus Muratori

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve visitar Minas Gerais às vésperas do segundo turno da eleição presidencial. A tendência é de que o candidato à reeleição vá à Região Norte do estado em 28 de outubro, a dois dias da votação, acompanhado do governador Romeu Zema (Novo), reeleito em primeiro turno no dia 2 deste mês.





Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o evento no Norte de Minas seria "de povão", com maior contato corpo a corpo com o eleitorado. Com o apoio de Zema, anunciado na última semana, Bolsonaro espera reverter o resultado do primeiro turno.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), rival do candidato à reeleição no segundo turno, terminou à frente, com 48,43% dos votos válidos. Bolsonaro teve 43,20%.

Bolsonaro também ficou atrás do petista em Minas Gerais, com 43,6% dos votos. Lula recebeu 48,29%. Minas é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 12.655.228 eleitores no primeiro turno, atrás somente de São Paulo - com 27.189.714 votos.





Figurinha carimbada em Minas


Desde o início do segundo turno, Bolsonaro tem visitado Minas Gerais. Foram duas visitas realizadas: na última quinta-feira (6), em um evento com empresários do ramo da indústria; e nessa quarta-feira (12), para um culto evangélico, ambos na capital Belo Horizonte.

O presidente visita Minas novamente nesta sexta-feira (14). A partir das 14h30, Bolsonaro participa de encontro com prefeitos e também com o governador e apoiador Romeu Zema.

"Tem uma tradição: só ganha a Presidência quem ganha em Minas Gerais. Então, aqui é o segundo colégio eleitoral e nós temos essa preocupação também", afirmou nessa quarta, em entrevista à TV Alterosa.