Bernardo Estillac, Guilherme Peixoto, Mariana Costa e Matheus Muratori
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius Bizarro, e outros três prefeitos do estado anunciaram, nesta sexta-feira (14/10), a saída do PSDB após apoio de lideranças do partido à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência. A manifestação acontece no mesmo dia em que a AMM organiza evento para apresentação de propostas à Jair Bolsonaro (PL), em Belo Horizonte.
Leia Mais
Bolsonaro com prefeitos: 'Vamos virar Minas Gerais e ganhar'Bolsonaro pede a eleitores: "Vamos levar nossos avós para votar"Bolsonaro com prefeitos: 'Minas é um exemplo para todos nós'Apoio de prefeitos de Minas a Bolsonaro vai de kit-campanha a meta de votosFelipe Neto bate 100 milhões de views em vídeos desmentindo bolsonaristasCleitinho diz que Bolsonaro fará duas visitas a MG antes do 2° turnoEm discurso no evento da AMM com Bolsonaro, Marcos Vinícius Bizarro também tratou sobre o tema. Ele fez elogios a Romeu Zema (Novo) e reforçou críticas a Brant. O vice declarou voto em Lula nesta semana, indo na contramão do governador reeleito, que coordena a campanha do atual presidente em Minas Gerais.
“Não podemos aceitar o que o PSDB está fazendo. Não podemos aceitar o que o vice-governador, que é do PSDB, está fazendo com esse homem honrado que é Romeu Zema”, disse Marcos Vinícius.
O presidente da AMM também reservou parte de seu discurso para elogiar Zema: “nós estamos muito felizes com o posicionamento de nosso governador. A gente fez uma pauta. Sofremos, nesta semana, perseguição para construir essa pauta, que traz anseios e reivindicações de todas as regiões de Minas. Ouvimos todos os prefeitos que quiseram se manifestar hoje na AMM”.
Ao longo da semana, Marcos Vinícius Bizarro afirmou que o evento programado para esta sexta-feira não era uma agenda de campanha de Bolsonaro, mas uma ocasião para entregar propostas dos municípios mineiros ao candidato à reeleição.
A reportagem entrou em contato com o PSDB e aguarda um retorno.
Bolsonaro em BH
O evento da AMM, sediado em auditório na Região Centro-Sul da capital, é a terceira visita de Bolsonaro a Belo Horizonte neste segundo turno. Na quinta-feira da semana passada, ele se reuniu com empresários em um evento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e, na última quarta-feira, participou de um culto evangélico no Centro da cidade, durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
O chefe do Executivo federal ainda deve voltar a Minas antes do dia 30, data do segundo turno. Ele deve fazer campanha no Norte do estado no dia 28. Bolsonaro disputa a corrida presidencial contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem ganhou na capital mineira e perdeu em Minas Gerais.
AMM diz aguardar contato de Lula
A articulação para o evento com Bolsonaro fez Marília Campos (PT), prefeita de Contagem, na Região Metropolitana de BH, reivindicar uma conferência com Lula em moldes similares.
A AMM, por sua vez, informou estar em compasso de espera, aguardando um sinal da campanha petista para, assim, tirar a ideia do papel.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.