Por Natasha Werneck
Um dos temas abordados pelos candidatos à Presidência no debate da Band, neste domingo (16/10), foi a pandemia de COVID-19. o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a forma com que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) lidou com a crise no país. De acordo com o petista, seu concorrente “brincou com a morte”.
“O senhor atrasou a vacina, depois teve um processo de corrupção denunciado pela CPI. Um fato concreto é que sua negligência fez com que 680 mil pessoas morressem quando poderiam ter sido salvas. A verdade é que o senhor não cuidou, debochou, riu, disse que quem tomava a vacina virava jacaré, homossexual, que não podia tomar a vacina. O senhor imitou as pessoas morrendo 'afogadas' por falta de oxigênio em Manaus”, disse Lula, ao exemplificar declarações polêmicas de Bolsonaro durante a pandemia.
Ele continuou: “Ou seja, não tem na história de nenhum governo do mundo alguém que brincou com a pandemia e a morte como você brincou. É só ver na televisão, não vem falar que é fake news. Você virou vendedor de um remédio que não servia para nada.”
O debate da Band é o primeiro no segundo turno da eleição presidencial.
O próximo e último debate entre os candidatos à Presidência deve ser realizado pela TV Globo. Ele deve ocorrer em 28 de outubro, a dois dias do segundo turno - no dia 30.
Lula teve 48,43% dos votos válidos no primeiro turno, em 2 de outubro, e terminou à frente na disputa pela Presidência da República. Já Bolsonaro, que foi o segundo colocado, conseguiu 43,20%.