Estado de Minas
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa do debate da TV Band na noite deste domingo (16/10) com um broche de uma campanha que visa ao combate da exploração sexual infantil. A logo da campanha "Faça Bonito" foi lançada em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O uso do acessório por Lula acontece em meio a um aumento de interesse pelo assunto, especialmente por conta de um fato envolvendo o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Na sexta-feira (14/10), Bolsonaro disse em entrevista a um podcast que "pintou um clima" durante uma visita a uma residência habitada por jovens refugiadas na região administrativa de São Sebastião, no Distrito Federal.
Em participação no podcast Paparazzo Rubro-Negro, na sexta-feira, Bolsonaro relatou uma visita de 2021 a uma comunidade em Brasília que abriga imigrantes venezuelanos.
"Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três ou quatro, bonitas. De 14, 15 anos. Arrumadinhas, num sábado, numa comunidade. Vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. 'Posso entrar na tua casa?' Entrei", iniciou.
"Tinha umas 15 a 20 meninas, num sábado de manhã, se arrumando. Todas venezuelanas. Eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando no sábado. Pra quê? Ganhar a vida!", completou posteriormente.
A declaração repercutiu nesse sábado (15). Bolsonaro, por sua vez, alegou que a frase foi tirada de contexto pelos opositores.
Debate da Band
O debate da Band é o primeiro no segundo turno da eleição presidencial. O programa deste domingo é realizado pelo Grupo Bandeirantes, Uol, TV Cultura e a Folha de S. Paulo.
O próximo e último debate entre os candidatos à Presidência deve ser realizado pela TV Globo. Ele deve ocorrer em 28 de outubro, a dois dias do segundo turno - no dia 30.
Lula teve 48,43% dos votos válidos no primeiro turno, em 2 de outubro, e terminou à frente na disputa pela Presidência da República. Já Bolsonaro, que foi o segundo colocado, conseguiu 43,20%.