Por Natasha Werneck
O candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) questionou seu adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governou o país entre 2003 e 2010, sobre o metrô de Belo Horizonte. Segundo o atual presidente, o petista investiu no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com verba para obras no exterior, como a Venezuela, e se esqueceu da capital mineira.
“Olha o BNDES, Lula. Por que a Venezuela tem metrô e Belo Horizonte não tem metrô? Você entregou R$ 1,6 bilhão para seu amigo Hugo Chávez e Nicolás Maduro (ex e atual presidente da Venezuela, respectivamente)”, afirmou Bolsonaro durante o debate na Band, neste domingo (16/10).
Ele continuou: “Fizeram o metrô lá fora, deram o cano no Brasil e não tem metrô aqui? E parte dessa grana teria voltado para cá ou foi tudo voltado para a obra? Não foi?”.
O debate da Band é o primeiro no segundo turno da eleição presidencial. O programa deste domingo é realizado pelo Grupo Bandeirantes, Uol, TV Cultura e a Folha de S. Paulo.
O próximo e último debate entre os candidatos à Presidência deve ser realizado pela TV Globo. Ele deve ocorrer em 28 de outubro, a dois dias do segundo turno - no dia 30.
Lula teve 48,43% dos votos válidos no primeiro turno, em 2 de outubro, e terminou à frente na disputa pela Presidência da República. Já Bolsonaro, que foi o segundo colocado, conseguiu 43,20%.