Ana Raquel Lelles
O momento em que Jair Bolsonaro (PL) tocou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o debate na Band, na noite deste domingo (16/10), viralizou nas redes sociais. Os presidenciáveis ficaram em silêncio logo depois, o que foi considerado “constrangedor”.
Este foi o primeiro confronto direto dos candidatos à presidência no segundo turno das eleições presidenciais.
Leia Mais
Lula e Bolsonaro fazem debate acirrado, mas com propostasLula mostra uma foto para Bolsonaro e pergunta: 'Esse aqui é você?'Bolsonaro teve mais menções negativas durante debate na BandBancada feminina no Senado fica menor depois da eleiçãoBolsonaro pede ao TSE cassação da coligação Brasil da Esperança, de LulaOs cinco temas que dominaram o debate entre Lula e BolsonaroApós um breve silêncio, o atual presidente, que estava atrás de Lula, tocou o concorrente no ombro. “Fica aqui, Lula”, disse. O petista tirou a mão de Bolsonaro e continuou com o discurso.
“Me disseram que você era um puxa-saco meu, que todo discurso seu no congresso nacional era falando mal de mim”, disse.
Nas redes sociais, perfis pontuaram que o ato de Bolsonaro foi uma estratégia.
O candidato do PL também foi elogiado: “Mais alguém acha que o Bolsonaro foi melhor no debate?”, escreveu um perfil na postagem do Estado de Minas sobre o toque em Lula.
Outros brincaram com o momento e aconselharam o petista a “tomar um banho de sal grosso caprichado”. “A energia deve ser péssima”, escreveu um perfil na publicação do EM.
“Tentando pegar um pouco de inteligência e carisma. Mas não conseguiu”, comentou outra pessoa.
"Lula se vacina contra veneno”, disse um seguidor. “Eu jogava o terno fora e queimava”, escreveu um usuário no Instagram.
Houve quem afirmasse, em tom irônico, que toque foi um gesto de "amizade" escondida entre os candidatos.
“Pintou um clima. Ou tá querendo um cargo no governo do novo presidente”, escreveu um perfil, em referência à fala do presidente sobre crianças venezuelanas.
“Bolsonaro é apaixonado no Lula!! DIA 30 ele vai votar 13”, frisou outro usuário.