Por Vinícius Prates
Com a repercussão da expressão "pintou um clima", utilizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao se referir a jovens venezuelanas, o atual mandatário se defendeu no último domingo (16/10), afirmando que a frase é "muito utilizada" por ele. Apesar da declaração de Bolsonaro, um levantamento feito em 128 lives transmitidas pelo presidente, entre 2019 e 2022, apontou que o presidente nunca usou a expressão.
Leia Mais
Assédio eleitoral: após 1° turno, denúncias aumentaram 7 vezes, diz MPTEleições 2022: 'Perseguição contra cristãos já começou no Brasil. Só que dentro da igreja'Rosângela Moro , Adrilles e filha de Jefferson repassam R$ 1 mi a empresa de dirigente do PTBXuxa sobre 'pintou o clima' de Bolsonaro: 'Tarado. Atitude de pedofilia'Datafolha divulga hoje (19/10) nova pesquisa para presidente'Respeita a favela': Aglomerado da Serra protesta contra fala de BolsonaroIpespe divulga hoje (18/10) pesquisa para 2º turno entre Lula e BolsonaroA origem do uso do vermelho pela esquerda que incomoda aliados de LulaConforme o levantamento, a expressão "pintou um clima" nunca apareceu em nenhuma das transmissões ao vivo do presidente entre 2019 e 2022. Mesmo assim, o argumento foi usado por Bolsonaro e reforçado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Antes do debate na Band, no domingo, quando Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre a frase, o presidente afirmou que ele "sempre utiliza" a expressão, que se refere a uma oportunidade para conversar.
"Se você pegar esse pintar um clima, na mesma entrevista daquele blogueiro, eu falo que não pintou um clima com o Parlamento para revogar um decreto ambiental sobre a Baía de Angra. Essa história de pintar um clima é muito comum em mim, uso muito isso aí, e naquele momento foi exatamente para mostrar que pintou oportunidade, um clima, para entrar na casa das venezuelanas, e como eu fiz, a live, mostrar o que nós não queremos para o Brasil", argumentou o presidente, no domingo.