Por Vinícius Prates
Com a repercussão da expressão "pintou um clima", utilizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao se referir a jovens venezuelanas, o atual mandatário se defendeu no último domingo (16/10), afirmando que a frase é "muito utilizada" por ele. Apesar da declaração de Bolsonaro, um levantamento feito em 128 lives transmitidas pelo presidente, entre 2019 e 2022, apontou que o presidente nunca usou a expressão.
O levantamento foi feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, com base em 128 transcrições, compiladas e publicadas no fim do ano passado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O acervo continua a atualizar o grupo de transcrições e contém arquivos de transmissões até julho deste ano. Apenas algumas transcrições não são disponibilizadas porque parte dos vídeos foram removidos por ordem judicial.
Conforme o levantamento, a expressão "pintou um clima" nunca apareceu em nenhuma das transmissões ao vivo do presidente entre 2019 e 2022. Mesmo assim, o argumento foi usado por Bolsonaro e reforçado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Antes do debate na Band, no domingo, quando Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre a frase, o presidente afirmou que ele "sempre utiliza" a expressão, que se refere a uma oportunidade para conversar.
"Se você pegar esse pintar um clima, na mesma entrevista daquele blogueiro, eu falo que não pintou um clima com o Parlamento para revogar um decreto ambiental sobre a Baía de Angra. Essa história de pintar um clima é muito comum em mim, uso muito isso aí, e naquele momento foi exatamente para mostrar que pintou oportunidade, um clima, para entrar na casa das venezuelanas, e como eu fiz, a live, mostrar o que nós não queremos para o Brasil", argumentou o presidente, no domingo.