O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) e deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (18/10), durante visita a Juiz de Fora, cidade mineira da Zona da Mata, que Minas Gerais “já virou” no segundo turno da eleição presidencial.
“Minas já virou, hein? Graças ao trabalho de cada um de vocês. Muito obrigado. Essa que é a segunda cidade natal do meu pai. Muito obrigado por estarem aqui”, afirmou Eduardo, em palanque.
Em seguida, o parlamentar citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), rival do presidente no segundo turno, ao qual se referiu como presidiário.
“Agora, só uma mensagem: vocês viram a ameaça que o Lula fez contra o governador Zema? Isso quer dizer que, isso não vai acontecer, mas se ele for eleito, vocês ficariam quatro meses sofrendo por causa desse ex-presidiário. Nós, então, temos uma missão”, afirmou.
A passagem citada por Eduardo Bolsonaro parte de um vídeo manipulado. Com a edição, entende-se que se tratou de uma ameaça direta de Lula a Zema, o que não ocorreu. O segundo turno da eleição presidencial ocorre em 30 de outubro.
A passagem citada por Eduardo Bolsonaro parte de um vídeo manipulado. Com a edição, entende-se que se tratou de uma ameaça direta de Lula a Zema, o que não ocorreu. O segundo turno da eleição presidencial ocorre em 30 de outubro.
Disputa
Assim como no cenário geral do Brasil, Lula terminou à frente no primeiro turno em Minas Gerais. Escolhido por 5.802.571 mineiros, o candidato conquistou 48,29% dos votos válidos, contra 43,60% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em Minas, Lula levou a maioria dos votos em 630 cidades, enquanto Bolsonaro, que busca a reeleição, conseguiu vantagem em 223 municípios. Já em âmbito nacional, o resultado foi de 48,43% a 43,20%.
Jair Bolsonaro visitou Juiz de Fora nesta terça-feira para comício de tarde. O presidente esteve ao lado de aliados, entre eles o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Foi a quarta visita em Minas depois do primeiro turno. Da Zona da Mata, Bolsonaro seguiu para Montes Claros, no Norte do estado, onde também realiza ato eleitoral na noite desta quarta.
Na quinta-feira (6) da semana retrasada, Bolsonaro participou de um evento eleitoral com empresários do ramo da indústria. Na última quarta-feira (12), ele esteve em um culto evangélico. Já na sexta-feira (14), o presidente se reuniu com prefeitos mineiros. Os três atos ocorreram em Belo Horizonte.