O presidente Jair Bolsonaro (PL) valorizou a força política de Minas Gerais durante discurso em Juiz de Fora, cidade mineira da Zona da Mata, na tarde desta terça-feira (18/10), na Praça da Estação. Em breve pronunciamento, de apenas sete minutos, o candidato à reeleição também se mostrou confiante ao afirmar que o estado já "virou" a disputa à Presidência.
Leia Mais
Bolsonaro em Juiz de Fora: 'Levem a vovó para votar' Bolsonaro diz acreditar na virada em Minas: 'Futuro na mão de vocês'Em Juiz de Fora, Bolsonaro elogia Zema: 'Pessoa fantástica'Comício de Bolsonaro em Juiz de ForaPrefeita veta PL que isenta vítima de enchente de pagar conta de águaBolsonaro: 'Não queremos prefeitos de pires na mão buscando recursos'Bolsonaro promete verba para metrô de BH e extração de lítio no Norte de MGBolsonaro: 'Brasil não é mais o país do futuro. É o país do presente'Cleitinho sobre sua eleição: 'Não adianta se Bolsonaro não for reeleito'Empresários de Sete Lagoas previam 'feriado' após reeleição de Bolsonaro No Flow, Lula diz que Bolsonaro tem "comportamento de pedófilo""Minha Juiz de Fora. Minha segunda terra natal. Hoje é o Dia do Médico. Agradeço aos médicos da Santa Casa de Juiz de Fora por terem salvo minha vida no dia 6 de setembro de 2018. Agradeço a Deus por essa vida e a Ele também pela missão de ser presidente da República", discursou.
Bolsonaro também não economizou nos elogios a Minas. Primeiro, chamou o estado de "estado da liberdade". Depois, enalteceu ao governador mineiro reeleito, Romeu Zema (Novo). Desde o fim do primeiro turno, Zema apoia Bolsonaro e atualmente atua como coordenador da campanha do presidente.
"Eu só tenho a agradecer a todos por esse momento. Ao meu lado uma pessoa fantástica, que tem me dado apoio pela reeleição, o nosso governador Romeu Zema", afirmou.
O presidente fez questão destacar as origens de seu vice de chapa Walter Braga Netto (PL), que é mineiro de Belo Horizonte. "Minas Gerais, sempre quando tem alguém daqui nas cabeças de chapa, o destino do Brasil é para melhor. Não há preço que pague um momento como esse", disse.
A pauta conservadora não ficou de fora do discurso, assim como a expansão do metrô de BH, que o candidato assumiu como compromisso de campanha.
Por fim, o postulante agradeceu aos apoiadores que estavam a seu lado - em sua grande maioria, parlamentares e figuras políticas fortes em Minas, entre eles: Nikolas Ferreira (PL-MG), vereador belo-horizontino e deputado federal eleito; Bruno Engler (PL), deputado estadual reeleito; Marcelo Álvaro Antonio (PL-MG), deputado federal reeleito; Cleitinho (PSC), deputado estadual e senador eleito; e Carlos Viana (PL-MG), senador e candidato derrotado ao Governo de Minas, são alguns deles. Todos discursaram, assim como Zema, Braga Netto e também o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente.
Apesar de confiante, Bolsonaro não perdeu a chance de pedir votos aos eleitores mineiros, já que precisa virar a disputa presidencial neste segundo turno, marcado para 30 de outubro. No primeiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terminou à frente do peelista, com 48,43% dos votos válidos. Bolsonaro teve 43,20%.
O mandatário também ficou atrás do petista em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil, com 43,6%. Já Lula foi o escolhido por 48,29% dos votantes.
"Não vai ter virada não, a virada já aconteceu", afirmou o presidente. "O futuro é nosso. O Brasil continuará sendo um país próspero e livre. Graças à vontade e o empenho do seu povo. A todos vocês, votemos por nós, mas mais ainda por esses pequeninos que estão aqui ao meu lado. O futuro deles passa pelas mãos de vocês. No próximo dia 30, votar 22, reelegendo Jair Bolsonaro para a Presidência da República", recomendou.
Esta foi a quarta visita do candidato Minas depois do primeiro turno. De Juiz de Fora, Bolsonaro seguiu para Montes Claros, no Norte do estado, onde realizará outro ato de campanha nesta quarta-feira (19/10). Pela manhã, Bolsonaro esteve em São Gonçalo, cidade do Rio de Janeiro, para um ato eleitoral.
Em 6 de outubro, o dirigente participou de um evento eleitoral com empresários do ramo da indústria; na última quarta-feira (12), esteve em um culto evangélico. Já na sexta-feira (14), o presidente se reuniu com prefeitos mineiros. Os três atos ocorreram em Belo Horizonte.
Aliados no front
Na visita a Juiz de Fora, os aliados de Bolsonaro se mostraram otimistas quanto à virada do candidato não só em Minas, como no Brasil. Primeiro a discursar, o filho "02" do presidente reforçou que a virada já aconteceu.
"Minas já virou, hein? Graças ao trabalho de cada um de vocês. Muito obrigado. Essa que é a segunda cidade natal do meu pai. Muito obrigado por estarem aqui", disse o deputado no palanque.
Nikolas provocou Lula durante o discurso. "Jovens que estão aí muitos sendo enganados pelas mentiras mirabolantes do PT, fantasiosas. Dá só uma olhada: o Lula prometeu picanha, vocês viram? Agora, no debate, ele já falou em churrasquinho, presidente. No final das contas, vai entregar cachorro".