Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Com artistas e intelectuais, editora faz campanha para Lula: 'L com livro'

A editora Companhia das Letras chamou escritores, artistas e intelectuais para participar da campanha “faz o L com o livro” com obras que marcaram suas vidas. A manifestação é alusiva à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República.





“A equipe do Grupo Companhia das Letras convidou alguns de seus autores e autoras a se manifestarem, com seus próprios livros ou com obras marcantes em suas vidas, pela construção de um país democrático e igualitário”, publicou a editora em seu perfil no Instagram que conta com quase 700 mil seguidores.

Entre os participantes estão as escritoras Socorro Acioli, autora de "A Cabeça do Santo", e Lilia Schwarcz, de “O Sequestro da Independência”; além da cartunista Laerte Coutinho e dos músicos Chico Buarque e Tony Bellotto, que escolheu a biografia de Lula para fazer o “L”.

Em setembro, Luiz Schwarcz, fundador da Companhia das Letras, defendeu abertamente a eleição de Lula para a presidência. Em 2018, ele também se posicionou favorável a Fernando Haddad (PT), que acabou sendo derrotado por Jair Bolsonaro.





“Passados quatro anos de Bolsonaro no poder, podemos dizer que o estrago foi muito pior do que o imaginado. (...) Os fuzis substituíram os livros, assim como as mentiras tomaram o lugar da verdade e da cultura. (...) Hoje escrevo para pedir que, depois do caos dos quatro anos de Bolsonaro no poder, tenhamos essa consciência e humildade”.

No primeiro turno, Lula recebeu 48,43% dos votos válidos (57.259.504), enquanto Bolsonaro obteve 43,2% (51.072.345). Para o segundo turno, a pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (19/10) colocou o petista com 49% dos votos totais, contra 45% do presidente.