As fake news tem como objetivo legitimar um pensamento, favorecer ou prejudicar alguém. Nessa conversa expliquei um pouco de como funciona esse método, conseguem entender a gravidade? Lembrando que as principais vítimas são pessoas com idade avançada e pouca escolaridade. pic.twitter.com/Pqn52UaSMn
%u2014 GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) October 17, 2022
"Digamos que eu sei que eu fiz uma merda muito grande, e eu sou candidato a política, eu sei que essa minha merda por vir a tona, o que eu faço para me prevenir disso? Eu pego uma mentira cabeluda, eu crio uma mentira bem grande sobre mim mesmo, e eu tenho uma prova para garantir que aquela mentira é uma mentira, eu peço para alguém lançar aquela mentira na internet", argumenta Gil.
Para Gil, depois que a informação falsa está disseminada, os candidatos "provam" que aquilo era mentira, com o intuito de descredibilizar possíveis informações negativas que venham a sair, causando nos eleitores uma dúvida.
"Existe um efeito da contaminação, eu digo: 'Caio você viu que aquilo ali foi mentira?', qualquer outra informação negativa que aparecer sobre mim, você vai dizer: 'Pô, da outra vez foi mentira, será que essa é verdade?', e só disso, afeta os resultados das eleições", argumenta.
"Quando vem uma informação verdadeira sobre você, que poderia te afetar negativamente, não te afeta tão negativamente quanto poderia, porque você já usou uma ferramenta antes", completa.
Ao compartilhar o momento, Gil escreveu nas redes sociais que "as fake news tem como objetivo legitimar um pensamento, favorecer ou prejudicar alguém" e alegou que as principais vítimas dos conteúdos falsos "são pessoas com idade avançada e pouca escolaridade".