A astrologia chinesa tem conhecimentos mais antigos que a própria escrita e, por isso, diversos estudiosos se debruçam sobre os conhecimentos milenares. De acordo com a professora de filosofia e especialistas em técnicas da filosofia tradicional chinesa, Feng Shui, e astrologia chinesa, Fabiana Souza, não é possível fazer uma previsão exata usando a astrologia chinesa, mas é possível apontar tendências que dependem do livre arbítrio de cada sujeito para se realizar ou não.
Sabendo disso, o Estado de Minas pediu para que a especialista fizesse uma análise sobre os candidatos à Presidência da República e os resultados das urnas no segundo turno, que será realizado no próximo dia 30. Confira:
Quem pode ganhar?
Analisando o mapa astral com o sistema astrológico BaZi, também conhecido como Quatro Pilares do Destino, a especialista diz que Lula (PT) e Bolsonaro (PL) têm perfis muito parecidos, o que dificulta apontar um vencedor da disputa nas urnas.
O BaZi trabalha com os cinco elementos da Natureza (madeira, fogo, terra, metal e água). O sistema astrológico gera 4 imagens diferentes segundo nosso nascimento: a imagem do ano, a imagem do mês, a imagem do dia e a imagem da hora.
“Lula e Bolsonaro nasceram no dia da Serpente, que é um animal astuto, estratégico, cheio de artimanhas”, afirma Fabiana. Ela destaca que o mapa BaZi de Lula tem a terra como o elemento mais forte. “Mostra mais praticidade, pé no chão, realismo. A terra é o elemento da generosidade. Nela plantando, tudo dá. Porém, o excesso pode gerar um desequilíbrio orgânico, deixando a pessoa muito materialista”, aponta.
Enquanto isso, o mapa de Bolsonaro tem muita madeira. “Isso mostra muita força de vontade e obstinação. Porém, carece do elemento água, que é o elemento da maleabilidade, do jogo de cintura e da comunicação”, pontua.
Leia também: Veja a previsão do tarô sobre eleição para presidente
Segundo a especialista, Bolsonaro e Lula vivem momentos parecidos. “Ambos estão vivendo décadas e anos em que o Demônio do Roubo está presente. Essa energia pode trazer prejuízos para o indivíduo que é vítima de roubo e enganações. Ou pode favorecer o indivíduo que é o algoz, que rouba e engana os outros”, aponta. Também no sistema Bazi, o momento parece ser “ligeiramente mais favorável para o Lula”.
Leia também: Veja as previsões da astrologia para a eleição presidencial
Em relação ao I CHING, que é um livro de tratado ético-filosófico que mostra a mudança das coisas, as previsões também são muito parecidas, ou seja, há chances de vitória para os dois candidatos. “Porém, um choque (uma traição ou qualquer outra situação chocante e não esperada) pode levar Bolsonaro ao fracasso, enquanto Lula pode ser vítima de um golpe, caso não haja com muita cautela”, alerta.
No Feng Shui, a sorte do momento também pode ser analisada. As análises são realizadas por ciclos de tempo, sendo que um período de 60 anos é divido em cinco ciclos de 12 anos. Cada um desses cinco ciclos é regido por um elemento.
Fabiana explica que, em 2020, entramos no Ciclo do Metal, que deve durar até 2031. O Metal é a energia das leis, da ética, dos costumes e das tradições. “Essa tendência favorece o povo a se voltar mais para as suas tradições, numa retomada da ordem e dos bons costumes, que trazem sensação de segurança. Favorece também as forças armadas, as guerras e os conflitos, pois essa é uma energia combativa, que não tolera meios termos”, aponta.
Ela acrescenta que o metal favorece a hora de colher o que se plantou e se responsabilizar pelas escolhas. “Tudo isso parece favorecer o Bolsonaro, né? Porém, os 5 Ciclos possuem subdivisões. E os anos de 2022 e 2023 serão regidos pelo elemento Água. Esse é o elemento da comunicação, dos subterfúgios e do jogo de cintura. Como vimos, Bolsonaro carece desse elemento em seu mapa. Ou seja, a comunicação, que é o seu ponto fraco, agora toma uma importância muito grande. Por isso, acredito que Lula tenha mais chances no momento, porque ele é mais articulado”, conclui.
Leia também: Pai de santo joga búzios e dá previsão de quem ganha eleição presidencial
Perfis dos candidatos
Segundo o sistema Bazi, o candidato à reeleição nasceu no ano do Ouro da Areia, que representa a riqueza ao alcance das mãos. “Não só de dinheiro, mas de reputação e reconhecimento. Ela destaca que essa imagem é a forma como os outros o enxergam.
Já analisando o mês, Bolsonaro nasceu na Terra da Muralha, que reflete o filtro do que pode ser mostrado. A imagem representa um cerceamento, o que impõe limites e é exclusivista para o grupo que pertence. Já o dia do nascimento do atual presidente representa o Ouro dos Candelabros, que mostra uma conexão do material com o espiritual. “A gente vê isso com o envolvimento dele com igrejas, que parece ser genuíno”, explica.
A hora do nascimento, que mostra o eu inconsciente, é a Madeira do Pinheiro Solidário, que é obstinada e difícil de mudar.
“Bolsonaro nasceu na Hora do Tigre. O Tigre é um animal ágil, impulsivo e que vive sozinho, resolve tudo à sua maneira. É fácil para ele projetar essas características do inconsciente na personalidade mais externa, pois ele nasceu no Mês do Coelho (animal compatível com o Tigre). Ou seja, ele age muito de maneira inconsciente, intuitiva... O Tigre também é bastante idealista, chegando a ser utópico algumas vezes”, analisa Fabiana.
Ele nasceu no Ano da Cabra de Madeira Yin. O ano demonstra a nossa personalidade mais externa, como os outros nos veem. “A Cabra é um animal com grande resistência física, é trabalhador, mas pode se mostrar um inimigo perigoso, pois a Cabra também é astuta e manipuladora. Porém, como disse antes, a imagem desse candidato tende a ser mais marcada pelo seu inconsciente, que é o Tigre, animal nobre, poderoso, destemido e imprevisível”, diz.
Por outro lado, Lula nasceu no ano da Água da Fonte, que lhe dá a aparência de nutridor, daquele que vai suprir a carência de todos. Já o mês é o da Terra do Telhado, que aponta um cerceamento, proteção a um clã mais fechado. É um tipo de energia que é visionária, consegue prever o futuro e tem uma autoproteção, porque vê mais adiante.
O petista nasceu no dia da Madeira da Floresta, que aponta amplos recursos internos para serem utilizados. “Ele é inteligente e se beneficiaria muito de uma educação acadêmica”, sugere.
Leia também: Veja as previsões da numerologia para a eleição presidencial
Já a hora do nascimento de Lula é da Madeira da Grande Floresta, a mesma do dia, isso representa uma grande solidez e uma boa sustentação. Já na análise do inconsciente, Fabia aponta que o candidato nasceu no Ano do Galo de Madeira Yin. “O Galo é um animal inteligente, mas é arrogante e exibicionista, gosta de atenção e prestígio. Mas sabe ser um amigo leal”, explica.
A hora do nascimento de Lula é a do Dragão. “Dentre as características do seu inconsciente, então, estão capacidade de comando e liderança, muito entusiasmo, orgulho e um certo ar esnobe. Porém, existe um conflito interno na sua estrutura energética, o que pode trazer instabilidade para a sua vida”, avalia.
Já no sistema Zi Wei Dou Shu, que consegue prever as tendências do nosso destino de maneira detalhada, detectando os períodos mais favoráveis e desfavoráveis durante toda a vida, Bolsonaro tem um mapa um pouco mais afortunado, gerando um destino mais fácil do que o de Lula. “Bolsonaro tem muita riqueza, poder de comando e liderança, boa relação com os filhos e muitas relações amorosas. Sua carreira é marcada pelas forças armadas. É o típico general”, diz.
Lula também aparece com uma grande capacidade de comando, como um líder comunitário. “Porém, seu destino é marcado por uma relação mais conturbada com seus familiares... Não há um bom relacionamento com seus filhos e também com seus pais. Além disso, há uma certa tendência a reviravoltas em seu destino, como começar na pobreza, mas depois ficar rico”, aponta.
Na Numerologia Chinesa, Bolsonaro e Lula possuem muita força de vontade. Bolsonaro é mais determinado, enquanto Lula é mais inteligente.