O cineasta José Padilha, diretor dos filmes “Tropa de Elite” e “Tropa de Elite 2”, gravou um vídeo se manifestando sobre o uso de imagens do longa na campanha presidencial do candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL).
Leia Mais
As estratégias utilizadas nas redes para desinformar durante a campanha eleitoral no BrasilPropaganda eleitoral de Bolsonaro é interrompida por infraçãoTSE suspende propaganda de Bolsonaro com críticas de Zema a LulaJoaquim Barbosa aos evangélicos: 'Vocês estão sendo enganados'Nikolas aparece no programa de Bolsonaro e critica PT: 'Partido da mentira'
“Quero lembrar ao público que ‘Tropa de Elite 2’ é um filme sobre milícias, é um filme sobre políticos eleitos com o apoio de policiais corruptos e policiais violentos que controlam a comunidade no Rio de Janeiro de forma facista. Se o filme e o sistema no qual me refiro no filme se aplica a algum político nessa eleição presidencial, evidentemente esse político é Bolsonaro”, afirmou.
Em uma peça publicada no Instagram de Bolsonaro, é possível ver imagens de um encontro do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com outros oito ex-candidatos à presidência realizado no dia 19 de setembro.
Ao fundo, há a narração feita por Wagner Moura, que interpretou Capitão Nascimento no filme.
"O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. Agora, me responde uma coisa: quem você acha que sustenta tudo isso? É… E custa caro".
O cineasta vai processar Bolsonaro pelo uso não autorizado do trecho.