O deputado federal André Janones (Avante-MG) desafiou o filho “02” do presidente Jair Bolsonaro (PL) e vereador pelo Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), a abrir mão dos sigilos impostos pelo pai.
“Aqui está a minha estrutura milionária! Agora mostra a sua Carlos Bolsonaro. Abro mão dos meus sigilos fiscais, bancários, telefônicos e de dados se você fizer o mesmo! Bora???”, afirmou o deputado junto a uma imagem do seu escritório.
Ambos tiveram, nesta segunda-feira (24/10),
monitoramento diário dos perfis nas redes sociais determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi do ministro Benedito Gonçalves.
A análise vai subsidiar investigações do TSE sobre a atuação das campanhas presidenciais de Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na produção de informações falsas.
O TSE vai avaliar se há um mesmo padrão na disseminação de fake news. Para Gonçalves, há algum espelhamento entre as condutas dos investigados ouvidos nessa fase.
O ministro ainda determinou que Carlos e Janones sejam alertados que poderão ter suas contas suspensas. A punição poderá ser determinada se ficar configurada a produção sistemática de desinformação.
Benedito Gonçalves estabeleceu também que sejam elaborados cinco relatórios, a partir das análises entre 22 e 29 de outubro.