André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta terça-feira (25/10), um pedido para investigar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
A denúncia é sobre a fala de Bolsonaro que disse que “pintou um clima'' com meninas venezuelanas de 14 e 15 anos que se “arrumavam para fazer programa”.
O STF foi acionado por parlamentares e entidades de juristas após repercussão do caso.
O ministro André Mendonça foi ex-ministro da Justiça de Bolsonaro. Ele foi indicado pelo presidente ao Supremo.
Para ele, a denúncia não tem elementos suficientes para justificar a abertura de uma investigação sobre o presidente e afirmou que o Judiciário não pode ser palco de embates políticos ou ideológicos.
“Observo que o Poder Judiciário não pode ser instrumentalizado pelas disputas político-partidárias ou mesmo ideológicas, dando revestimento jurídico-processual ao que é puramente especulativo e destituído de bases mínimas de elementos aptos a configurar a necessária justa causa para a persecução penal”, concluiu.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.