O candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (24) que o voto no próximo dia 30 tem que ser dado com a razão, e não com o coração.
Leia Mais
Governo Zema confirma que não vai liberar transporte gratuito nas eleiçõesBolsonaro: Forças Armadas não dão 'selo de credibilidade' as eleiçõesToalhas do Lula são favoritas em BH: a cada 10 vendidas, 7 são do petistaBolsonaro pede votos a ACM Neto, que não declarou apoio para a presidênciaQual é o número de ACM Neto ao governo da Bahia no 2º turno das eleições?Bolsonaro apresenta relatório com rádios que não reproduziram inserçõesVaríola dos macacos: Brasil se torna país com mais óbitos pela doençaRodrigo Pacheco dá aval para CPI sobre assédio eleitoralBolsonaro tem direito de resposta contra Lula na TVO presidente fez comício em Guanambi, no sudoeste da Bahia, uma região em que seu rival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve vitória expressiva em várias cidades.
Bolsonaro pediu a eleitores que acompanharam o comício, no centro da cidade, que virassem votos junto a amigos e familiares. "Muita gente votou no PT sem saber direito o que é o nosso governo. Mostrem para eles o que é o nosso governo, que é o da paz, do trabalho, da prosperidade e da liberdade", discursou.
"Vamos conseguir cada um mais um voto entre amigos ou dentro da família, e seremos vitoriosos no dia 30. Não devemos votar com o coração. Devemos votar com a razão."
- 'Pintou um clima': como fala de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas repercutiu no WhatsApp
A viagem à cidade faz parte de estratégia da campanha do presidente para tentar reduzir a diferença de votos para Lula.
Apesar de correligionários do presidente terem pedido, no palanque, voto para ACM Neto (União Brasil), que disputa o segundo turno da eleição para o Governo da Bahia contra Jerônimo Rodrigues (PT), o candidato não participou do ato em Guanambi.
Ao final, Bolsonaro pediu votos para ACM Neto. O candidato já afirmou que, caso ganhe a eleição, governará tanto com Lula como Bolsonaro.
A última pesquisa Datafolha mostrou que Lula vence Bolsonaro por 67% a 29% no Nordeste. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. Guanambi é uma cidade-polo, com forte presença de empresas de energia solar e eólica.
O município tem aproximadamente 85 mil habitantes. O estado e a cidade impuseram derrotas expressivas a Bolsonaro no primeiro turno.
Na Bahia, o presidente perdeu para Lula por 69,73% a 24,31% dos votos válidos. Em Guanambi a derrota foi por 64,43% a 30,73% dos votos válidos.
A vitória mais expressiva de Lula na região ocorreu em Boquira, a 230 quilômetros de Guanambi. O ex-presidente teve 89,74% dos votos válidos no município, contra 7,46% de Bolsonaro.
O candidato à reeleição foi recebido em Guanambi pelo prefeito Nilo Coelho (União), que é ex-governador da Bahia, e tio da candidata a vice-governadora na chapa de ACM, Ana Coelho (Republicanos).
Também estava no aeroporto o ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL-BA), e a candidata derrotada na eleição para o senado pela Bahia, Raissa Soares (PL), conhecida como doutora cloroquina.
Médica, a candidata ganhou esse nome por defender o uso do medicamento contra a Covid-19. Não há qualquer evidência científica de que a cloroquina tenha eficácia no tratamento da doença. O pastor Silas Malafaia acompanha o presidente na viagem.