(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Governo Zema confirma que não vai liberar transporte gratuito nas eleições

Belo Horizonte e outras cidades liberaram ônibus de graça para a população, seguindo decisão do STF; transporte intermunicipal não foi citado pelo órgão


25/10/2022 17:30 - atualizado 25/10/2022 18:35

Romeu Zema ao lado de Jair Bolsonaro
Romeu Zema decidiu apoiar Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 (foto: Adriano Machado/Reuters/Folhapress)
O governo de Romeu Zema (Novo) confirmou nesta terça-feira (25/10), por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Seinfra), que não vai liberar o transporte gratuito na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante o dia de votação do segundo turno da eleição, que acontece no próximo domingo (30/10). 

 

"A Seinfra informa que não haverá nenhuma mudança ou esquema diferenciado no Sistema de Transporte Metropolitano no dia das eleições, uma vez que as zonas eleitorais são, na maioria dos casos, próximas às residências dos eleitores. Cabe informar, ainda, que parte da frota é utilizada nos transportes das urnas até os locais de votação, em conjunto com a Polícia Militar", disse o órgão, em nota.

 

Nessa segunda-feira (24/10), o próprio Zema, que coordena a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), disse ser contra o poder público tomar tal medida, em entrevista para a "Folha de S.Paulo". Ao mesmo tempo, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), liberou a gratuidade para a população da capital mineira.

STF mantém gratuidade

Na última quarta-feira (19/10), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que autorizou prefeituras e empresas concessionárias a oferecer transporte público de forma gratuita para toda a população no segundo turno das eleições.

Entre os dez maiores municípios de Minas Gerais, quatro cidades confirmaram, até então, o passe livre para os eleitores: Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Uberaba. Já as prefeituras de Betim, Montes Claros, Governador Valadares e Ipatinga afirmaram que não vão conceder a gratuidade do transporte público no próximo domingo. Ribeirão das Neves e Sete Lagoas não bateram o martelo na decisão.

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)