A venda de bebidas alcoólicas no segundo turno das eleições de 2022 continua liberada em Minas Gerais. O impedimento conhecido como “Lei Seca” já havia sido derrubado na primeira vez que os eleitores foram às ruas votar, no dia 2 de outubro. A decisão do Governo de Estado foi oficializada ainda no primeiro turno.
Mesmo os órgãos de segurança da capital mineira não terem feito registros de conflitos durante o primeiro turno, com a liberação da venda de bebidas, o professor da PUC Minas e especialista em segurança pública, Luís Flávio Sapori, afirma que a medida deveria ter sido avaliada com mais cuidado.
Lei Seca em domingos de eleição teve de diminuir os casos de violência política, como as agressões e até homicídios. Seria uma medida prudente permanecer com a Lei Seca, já que a polarização entre bolsonaristas e lulistas é tão grande”, explicou.
Para Sapori, a probabilidade de existirem confrontos engatilhados pelo consumo de álcool, principalmente após a apuração dos votos, é maior devido à polarização política que rodeia o segundo turno. “A De acordo com o Executivo estadual, a decisão, oficializada ainda em setembro, ocorreu de forma colegiada com o Gabinete Institucional de Segurança (GIS) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e forças de segurança - Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, por exemplo.
Eleições 2022
O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,2%, ou 51.072.345 votos.
Os outros candidatos mais lembrados pelos brasileiros foram Simone Tebet (MDB), com 4,16% (4.915.423 votos), e Ciro Gomes (PDT), com 3,04% (3.599.287 votos).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118 milhões de votos válidos no primeiro turno, além de 1,9 milhão de votos brancos e 3,4 milhões nulos. Mais de 32 milhões de pessoas não compareceram para votar, o que corresponde a 20,95% do eleitorado.
O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.