A margem de erro do levantamento no estado é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário nacional, que tem margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa Datafolha mostra vantagem de Lula, que tem 49% dos votos totais, ante 44% de Bolsonaro, 5% de brancos e nulos e 2% de indecisos.
No primeiro turno, Bolsonaro teve 51,09% dos votos válidos (que desconsideram brancos e nulos) no Rio, enquanto Lula marcou 40,68%.
Aliado de Bolsonaro, o governador Cláudio Castro (PL) se reelegeu no primeiro turno, derrotando o candidato de Lula, Marcelo Freixo (PSB).
No estado, a rejeição a Lula é maior, 53%, enquanto 43% indicam não votar em Bolsonaro de jeito nenhum.
Entre os eleitores do Rio de Janeiro, 42% consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom; 20% avaliam como regular; 36% opinam que é ruim ou péssimo; e 2% não sabem.
Lula e Bolsonaro têm mirado o Sudeste nesta segunda etapa da campanha. Os dois candidatos estiveram no Rio de Janeiro na mesma semana. Enquanto o presidente tem o governador como cabo eleitoral, o ex-presidente conta com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
Pesquisa
A pesquisa Datafolha, contratada pela 'Folha de S.Paulo' e pela 'Rede Globo', ouviu 799 pessoas no estado do Rio de Janeiro, de terça (25) a esta quinta. O levantamento foi registrado no ribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 04208/2022. O índice de confiança é de 95%.