Mais de 35 mil policiais militares estarão empenhados nas ações de policiamento durante o segundo turno das eleições de 2022, neste domingo (30/10). E diferentemente do primeiro dia de votação, no dia 2 de outubro, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) preparou operações para o pós-apuração das urnas e possíveis comemorações dos eleitores.
O planejamento foi repassado durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (27/10). Conforme o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Rodrigues, assim como no primeiro turno, todas as 853 cidades mineiras receberão reforços no efetivo policial e um oficial. Além disso, 4.800 mil viaturas da corporação e todas as aeronaves do Estado estarão disponíveis para atender ocorrências.
“O policiamento que nós efetivamos no primeiro turno, nós vamos estar replicando ele para todo o Estado, tanto na capital quanto no interior. De fato, esse planejamento que nós fizemos ao longo dos meses, nós tivemos uma parceria integrada com o Tribunal Regional Eleitoral, então foi criado um COP [comando de operações] para a atuação dos nosso militares”, disse o comandante.
Para o fim das apurações das urnas, o serviço de inteligência da PMMG tem monitorado as redes sociais para conseguir antecipar as informações de possíveis aglomerações e, assim, direcionar o policiamento com antecedência. Em Belo Horizonte, pontos já conhecidos, como Praça da Estação, Praça Sete e Praça da Liberdade, já possuem operações montadas, inclusive, com desvio de trânsito.
“A rede social traz uma realidade que nem sempre é verdadeira. Nas redes sociais as discussões são acaloradas e, nem sempre, elas se concretizam na vida real, no dia a dia das eleições, como foi no primeiro turno, quando não aconteceu nenhuma ocorrência de grande repercussão. A gente acredita que isso vai se repetir", afirmou o diretor de Apoio Operacional da corporação, coronel Flávio Godinho.
Coronel Rodrigues não está preocupado com a liberação da venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição. “Com relação à Lei Seca, foi uma decisão já tomada. E como aconteceu também no primeiro turno, nós vamos replicar da mesma forma, vocês viram que a polícia militar está pronta e preparada para atuar conforme demanda, conforme cada caso. É o que acontece quando ocorre um grande jogo, uma final de campeonato, é o que a gente está preparado e pronto para atuar”, disse.
Eleições 2022
O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,2%, ou 51.072.345 votos.
Os outros candidatos mais lembrados pelos brasileiros foram Simone Tebet (MDB), com 4,16% (4.915.423 votos), e Ciro Gomes (PDT), com 3,04% (3.599.287 votos).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118 milhões de votos válidos no primeiro turno, além de 1,9 milhão de votos brancos e 3,4 milhões nulos. Mais de 32 milhões de pessoas não compareceram para votar, o que corresponde a 20,95% do eleitorado.
O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.