Jornal Estado de Minas

ENTREVISTA

Tebet: Lula tem experiência e sabe que o povo mineiro vai elegê-lo

Em entrevista exclusiva com a TV Alterosa, o Portal Uai e o jornal Estado de Minas, ao jornalista Benny Cohen, nesta quinta-feira (27/10), Simone Tebet (MDB) se mostrou confiante com uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais. Ao jornalista Benny Cohen, a senadora reforçou apoio ao ex-presidente. A entrevista é transmitida no "Jornal da Alterosa", nesta noite, e no canal do YouTube do portal Uai.





“Lula tem experiência e sabe que o povo mineiro vai elegê-lo”, disse. Tebet reforçou que o apoio de Romeu Zema (Novo) à reeleição Jair Bolsonaro (PL) não terá efeito em uma eventual gestão do petista. “Lula, se eleito presidente, vai governar para todos, independentemente do partido a que pertence o governador.”
  • Tebet em Minas: 'Bolsonaro quer levar eleições para o terceiro turno'
Tebet teve agenda dupla em Minas Gerais nesta quinta-feira. Ela se reuniu com apoiadores do ex-presidente Lula em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, e depois esteve em Belo Horizonte, também em ato de campanha. A senadora ficou na terceira colocação da disputa presidencial no primeiro turno e declarou apoio à candidatura petista no segundo.
 

Eleições 2022 

O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,20%, ou 51.072.345 votos.





Os outros candidatos mais lembrados pelos brasileiros foram Simone Tebet (MDB), com 4,16% (4.915.423 votos), e Ciro Gomes (PDT), com 3,04% (3.599.287 votos).  

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118 milhões de votos válidos no primeiro turno, além de 1,9 milhão de votos brancos e 3,4 milhões nulos. Mais de 32 milhões de pessoas não compareceram para votar, o que corresponde a 20,95% do eleitorado.

O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023.
 
Leia mais: Vídeo explica por que Minas Gerais é decisiva nas eleições presidenciais