Jornal Estado de Minas

ENTREVISTA

Tebet: 'imposto dos mineiros não pode retornar em migalhas'

Simone Tebet (MDB) pregou uma mudança na política de investimentos federais nos estados durante passagem por Minas Gerais nesta quinta-feira (27/10). A senadora debateu o tema em entrevista exclusiva com a TV Alterosa, o Portal Uai e o jornal Estado de Minas, ao jornalista Benny Cohen.





Tebet fez críticas à gestão de Jair Bolsonaro (PL) e disse que o atual presidente não cumpriu com a promessa de descentralizar a administração do país.

“Precisamos pensar em um novo pacto federativo. Que permita que estados como Minas tenham mais recursos para saúde, educação e infraestrutura. E também existe a importância do estado. Aquele discurso, que foi só discurso, 'de menos Brasília, mais Brasil', tem que se tornar real. O dinheiro dos impostos dos mineiros não pode ir para Brasília e retornar em migalhas. É uma pauta que tem que ser discutida no Congresso. Nos meus 8 anos como senadora, nunca vi essa pauta ser discutida, muito menos nos últimos 4 anos”, afirmou.

A senadora terminou em terceiro lugar na disputa presidencial. No segundo turno, ela declarou apoio à candidatura do ex-presidente Lula. A três dias da votação, ela teve agenda em Divinópolis, Centro-Oeste de Minas, e em Belo Horizonte, onde se reuniu com lideranças locais da campanha petista.




Eleições 2022 

O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,20%, ou 51.072.345 votos.

Os outros candidatos mais lembrados pelos brasileiros foram Simone Tebet (MDB), com 4,16% (4.915.423 votos), e Ciro Gomes (PDT), com 3,04% (3.599.287 votos).  

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118 milhões de votos válidos no primeiro turno, além de 1,9 milhão de votos brancos e 3,4 milhões nulos. Mais de 32 milhões de pessoas não compareceram para votar, o que corresponde a 20,95% do eleitorado.

O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.