(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENTREVISTA EXCLUSIVA

Tebet sobre cargos no governo Lula: "sou candidata a servir o Brasil"

Questionada sobre seu interesse em assumir um ministério em eventual governo petista, Simone Tebet disse que não tem pretensões desta natureza


27/10/2022 20:08 - atualizado 27/10/2022 20:40

Simone Tebet em BH
A senadora Simone Tebet negou interesse em cargos em eventual governo Lula (foto: Tulio Santos/ EM/ D.A. Press)
Em passagem por Minas Gerais, a senadora Simone Tebet (MDB) evitou falar falar sobre a possibilidade de ocupar cargo em um eventual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista exclusiva à TV Alterosa, ao Portal Uai e ao jornal Estado de Minas, a senadora disse ao jornalista Benny Cohen que o apoio ao petista não é condicionado à concessão de um ministério no governo federal em caso de vitória do petista neste domingo (30/10).

“Eu sou candidata a servir o Brasil. Não preciso de cargo, nem ministério. Quando fui candidata à presidência, sabia que a chance era pequena. Mas sabia que o problema da direita ter se instalado, foi porque meu partido diminuiu. Queria abrir o espaço para o centro democrático. No mundo é assim: quando o centro some, os extremos aparecem. Quero colaborar com Lula sempre. Não preciso de posto. Nem sei se é o momento”, afirmou.

Terceira colocada na corrida presidencial, Tebet anunciou apoio a Lula ainda na primeira semana do segundo turno. Ela fez suas primeiras aparições em atos públicos com o petista durante passagem por Minas no fim da última semana. Nesta quinta ela voltou ao estado, desta vez sozinha, para agenda em Divinópolis, Centro-Oeste, e Belo Horizonte.

Eleições 2022

O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,20%, ou 51.072.345 votos.

Os outros candidatos mais lembrados pelos brasileiros foram Simone Tebet (MDB), com 4,16% (4.915.423 votos), e Ciro Gomes (PDT), com 3,04% (3.599.287 votos).  

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118 milhões de votos válidos no primeiro turno, além de 1,9 milhão de votos brancos e 3,4 milhões nulos. Mais de 32 milhões de pessoas não compareceram para votar, o que corresponde a 20,95% do eleitorado.

O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)