ACM Neto (União) concorre ao cargo de governador do estado da Bahia com o número 44. O candidato não declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem a Jair Bolsonaro (PL), que disputam a eleição presidencial.
Leia: Paraná Pesquisas: na Bahia, Jerônimo tem 51,9% e ACM 48% dos votos válidos
ACM Neto está na política desde 2002, já foi prefeito de Salvador e deputado federal e vem de uma família de políticos. É neto do ex-governador e senador da Bahia Antônio Carlos Magalhães (ACM), sobrinho do ex-deputado federal Luís Eduardo Magalhães e filho de ACM Júnior, também ex-senador.
Leia Mais
Paraná Pesquisas: Lula tem 69% e Bolsonaro 30,9% dos votos válidos na BahiaBolsonaro faz campanha na Bahia e cita 'bolsão lulista'Fábio Faria: falha na inserção em rádios é do PL, não do TSEJustiça fixa multa de R$ 100 mil se Beto Carrero fizer propaganda políticaTrânsito: confira interdições e desvios neste domingo de eleição em BHNo 1º turno, ACM Neto ficou na segunda posição, com 3.316.711 votos (40,80% do total). Jerônimo saiu na frente, com 4.019.830 votos (49,5%).
O União Brasil, legenda criada após a fusão do DEM com o PSL, anunciou neutralidade depois do 1º turno das eleições, liberando seus diretórios estaduais a apoiar a candidatura de Lula ou de Bolsonaro.
Apesar de ACM não ter anunciado apoio para a presidência, o presidente pede votos para ele e diz que está à disposição para uma aliança no estado.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.