Durante o último debate do segundo turno, que acontece nesta sexta-feira (28/10) e é transmitido pela TV Globo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou o presidente Jair Bolsonaro (PL) do porquê dele não ter aumentado o salário mínimo durante seu governo. A pergunta foi feita várias vezes ao chefe do Executivo federal, que culpou a pandemia de COVID pela falta de políticas sobre o assunto.
O debate sobre o salário mínimo começou com Bolsonaro questionando Lula a respeito de seu programa eleitoral. “Mentiroso, mentiroso”, pontuou Bolsonaro.
“Eu quero fazer um debate pensando no futuro do país. Por que você não deu aumento real ao salário mínimo? Eu dei 74% de aumento”, questionou Lula.
Para Bolsonaro, Lula se julga “pai dos pobres”. “Porque deu tão pouco ao bolsa família? Atrás de votos? Multiplicamos por três esse valor”, seguiu Bolsonaro.
Ao falar do salário mínimo, Bolsonaro afirmou que fez reajustes, mas que não concedeu um aumento efetivo por causa da pandemia de COVID.
Debates
Antes do debate da Globo, os candidatos à presidência da República se enfrentaram em 16 de outubro no programa organizado por TV Bandeirantes, TV Cultura, portal UOL e jornal Folha de S.Paulo. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o ex-presidente Lula (PT) tiveram uma hora e 40 minutos para discutir suas propostas.
Em 21 de outubro, Lula e Bolsonaro foram convidados pelo pool de veículos formado por CNN Brasil, SBT, Estadão/Rádio Eldorado, Terra, Veja e Novabrasil FM, mas apenas o presidente compareceu para uma entrevista de uma hora. A Coligação Brasil da Esperança, responsável pela campanha de Lula, alegou “incompatibilidade de agendas”.
No dia 23, Bolsonaro concedeu nova entrevista, desta vez para a Rede Record TV. O objetivo da emissora era realizar um debate entre os dois candidatos que chegaram ao segundo turno, mas Lula não participou por causa de outros compromissos de campanha. Assim, o candidato à reeleição foi sabatinado por jornalistas durante uma hora.
O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 48,43% dos votos válidos (57.259.504), enquanto Jair Bolsonaro (PL) terminou com 43,20% (51.072.345). Quem vencer no segundo turno, marcado para este domingo (30), tomará posse em 1º de janeiro de 2023.
Leia: Vídeo explica por que Minas Gerais é decisiva nas eleições presidenciais
Leia: Vídeo explica por que Minas Gerais é decisiva nas eleições presidenciais