O segundo turno das eleições presidenciais de 2022 começou. As urnas na Nova Zelândia já estão abertas, e eleitores brasileiros devem escolher entre o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A votação acontece das 8h até 17h, seguindo o horário local do país. Eleitores que moram no exterior só podem votar para o cargo de presidente.
Leia Mais
Lula sobre MEI: 'Fui eu que criei. Bolsonaro disputa mentindo'Mujica participa de caminhada com Lula em São PauloPesquisa Atlas na Bahia: Lula tem 70%; Bolsonaro 26,6%Ao lado de Mujica e Haddad, Lula participa de 'carnaval' na PaulistaAs quatro zonas eleitorais ficam todas na capital Wellington. São as primeiras no mundo a abrir - e fechar - na eleição brasileira. Há 2.951 eleitores inscritos e aptos a votar naquele país da Oceania.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 697 mil brasileiros estão inscritos para votar fora do país.
Depois da Nova Zelândia, o país a iniciar votação é a Austrália, que tem cinco locais de votação neste ano: Sydney, Camberra, Melbourne, Perth e Brisbane.
Primeiro turno foi de Lula
No primeiro truno, Lula foi o candidato mais votado na Nova Zelândia, sendo preferência de 72,9% dos eleitores do país.
O petista teve 329 dos 451 votos válidos, contra 71 de Bolsonaro, que terminou com 15,7% no pleito em Wellington, capital do país.
A terceira colocação ficou com Ciro Gomes (PDT), com 5,1%, enquanto Felipe D'Ávila (Novo) teve 2,4%, à frente de Simone Tebet (MDB), com 1,8%. Padre Kelmon (PTB) foi a opção de três eleitores.