(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Depois de 5 horas de cobrança ilegal, metrô de BH libera gratuidade

Embarcar sem o pagamento das passagens assegurado pela Justiça só foi permitido a partir de 11h. É necessário apresentar o título de eleitor


30/10/2022 11:05 - atualizado 30/10/2022 15:24

Catracas da entrada da estação central do metrô de Belo horizonte passageiros entrando e fiscal
A partir de 11h a Estação Central do Metrô permitiu acesso gratuito a quem tinha título de eleitor (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)


Depois de 5 horas de cobrança de passagem, mesmo após decisão judicial que assegurou aos eleitores o transporte gratuito de metrô, a Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG) passou a permitir o embarque de pessoas munidas de título eleitoral, às 11h deste domingo (30/10).

A CBTU-MG informou que aguardava notificação oficial da Justiça. "(A companhia) acaba de ser notificada oficialmente, às 10h50, da decisão sobre a gratuidade no transporte metroviário neste domingo de segundo turno de eleições (30/10/22) e cumprirá na íntegra a definição judicial", afirma.

A ordem prevê a gratuidade do metrô aos cidadãos de Belo Horizonte nas 19 estações do sistema, com programação de domingo, até às 18h. "A decisão ainda define que, para fazer gozo da gratuidade, os usuários devem apresentar o título de eleitor", informa a CBTU.

Após 18h, o metrô retornará ao valor da passagem habitual, para todos os usuários. A tarifa unitária é de R$4,50. No domingo de eleições, os trens funcionam com intervalos de 20 minutos.

Na Estação Central, no Centro de BH, a gratuidade só era liberada para os passageiros que apresentassem títutlo de eleitor ou o comprovante de votação.

A diarista Vera Lúcia Baru, de 54 anos, vota em São José da Lapa, na Região Central de Minas, e foi impedida de usar o serviço gratuito, porque não tinha nenhum comprovante. Eu acho completamente errado. A gente nem usa o título de eleitor para votar, é documento com foto. Foi falado que é de graça e eu vim aqui justamente por isso", reclamou.

A artista Renata Ferreira, de 26 anos, só conseguiu usar o benefício na volta para casa. “Quando eu vim votar ainda não estava liberado. Estava revoltada”, disse. "É bom que a gente economiza", completa.


As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô. Em dias úteis, o intervalo é de 7 a 10 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. Aos sábados, o intervalo é de 15 minutos até 19h, e 20 minutos nos demais horários. Já nos domingos e feriados, o intervalo é de 20 minutos. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)