Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Apoiador de Bolsonaro, Zema pede futuro 'acima das divergências políticas'

Governador de Minas Gerais reeleito em primeiro turno este ano, Romeu Zema (Novo) publicou na tarde deste domingo (30/10) uma mensagem sobre a eleição presidencial. Zema, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, pediu um futuro "acima das divergências políticas".





"Que o melhor futuro pra nós brasileiros esteja acima das divergências políticas. Somos todos Brasil!", publicou Zema nas redes sociais, em uma imagem na qual aparece tomando café e com a mesma camisa que votou esta manhã. "Sou brasileiro com muito orgulho", diz a roupa.

Zema votou na cidade de Araxá, cidade da Região Sul de Minas, por volta das 9h30. Por ter eleito o governador em primeiro turno, o estado mineiro escolhe somente presidente da República este domingo.

Na disputa ao Governo de Minas, Zema venceu no primeiro turno com 56,18%. O segundo colocado foi Alexandre Kalil (PSD), candidato apoiado por Lula, com 35,08%. Carlos Viana (PL) ficou em terceiro, com 7,23% dos votos válidos.





No primeiro turno, Lula teve 48,29% dos votos válidos em Minas, contra 43,60% de Bolsonaro. Já em âmbito nacional, o candidato do PT teve 48,43%, enquanto o atual presidente conseguiu 43,20%. A votação deste domingo se encerra às 17h, com início da apuração na sequência.

Zema apoiou Felipe d'Ávila (Novo) para a Presidência da República no primeiro turno - foi o sexto colocado, com 0,47%. Com isso, Bolsonaro teve como cabo eleitoral oficial no primeiro turno em Minas Carlos Viana. Dois dias depois do primeiro turno, em 2 de outubro, Zema anunciou apoio a Bolsonaro.