Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Petistas comemoram vitória de Lula na Praça da Liberdade

Tomada pelo vermelho tradicional dos atos petistas, os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente do Brasil com 50,9% dos votos, foram à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, para comemorar a vitória de Lula, em um local em que foi visto, com frequência, o "verde e amarelo" das manifestações pró-Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha presidencial deste pleito. 





 

 


Os petistas fazem uma espécie de "carnaval lulista". Um carro de som toca músicas de apoio ao petista e os eleitores dançam, cantam e empunham bandeiras vermelhas com o rosto de Lula. No local, crianças, idosos e adultos celebram a vitória petista. 

Aos 68 anos, a professora aposentada pela rede pública do estado, Sandra Oliveira, ressaltou a felicidade em participar desse momento, especialmente na Praça da Liberdade, em que ela viu tantos atos pró-Bolsonaro.

"Para mim é maravilhoso estar aqui depois de tanta manifestação bolsonarista. Foi uma vitória merecida. Eu acompanho o PT desde a fundação do partido, eu amo o PT, amo o Lula. É o único presidente que nasceu do povo. Ele é tudo, porque saiu do nada e chegou onde chegou. Bato palma pra ele", comemorou a professora. 





Sandra ainda ressaltou que, mesmo aos 68 anos, ajudou na campanha de Lula em BH. "Não fiquei em casa, não. Trabalhei divulgando os feitos do Lula e agora estou aqui celebrando", completou.
 
Leia também: Em BH, petistas comemoram volta de Lula à Presidente da República 

A engenheira eletricista, Wanda Batista, fez questão de levar as duas filhas pré-adolescentes para celebrarem o "carnaval lulista". A mãe de Mariana e Beatriz Neves afirmou que sempre conversou com elas sobre política e sobre as questões sociais.

"Conversamos com elas sobre o respeito, mostramos muito o lado social, sobre a democracia que está em jogo. Até porque elas têm uma mãe que é negra. Hoje temos um emprego bom, mas somos trabalhadores", disse Wanda.

A engenheira ainda ressaltou que estava na Praça da Liberdade celebrando o futuro de suas filhas. "A vitória de Lula é a ciência, a educação, a saúde. Significa o futuro delas", completou .





A estudante Mariana Neves, uma das filhas de Wanda, estava com a blusa de Lula e contou como se sentiu ao ver o petista eleito. "Estou feliz, acho ele legal. É a primeira eleição que participo. Antes, era muito nova e estou gostando muito de estar aqui", disse. 

Beatriz, a outra filha de Wanda, afirmou que a vitória de Lula é uma vitória para o Brasil e que agora ela tem um "presidente bom". "Meu futuro vai depender muito disso que está acontecendo hoje", disse Beatriz.

A Praça da Liberdade é mais um dos locais pela cidade em que eleitores petistas celebram a volta de Lula ao Palácio do Planalto. Na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, outra leva de petistas também fazem festa após o resultado final do segundo turno.