Assim como em outras cidades, a comemoração da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República foi iniciada domingo (30/10) à noite, logo após a confirmação do resultado do segundo turno, e invadiu a madrugada desta segunda-feira, em Montes Claros.
Mas, como uma espécie de “água no chope”, a festa foi realizada com um fato que também chamou atenção: o presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu vencedor no segundo turno na cidade-polo do Norte de Minas, ocorrendo uma virada em relação ao primeiro turno, quando Lula ficou em primeiro lugar.
Montes Claros (414,4 mil habitantes) e Betim (444,78 mil habitantes) foram as duas cidades entre os seis maiores municípios do estado onde, no segundo turno, Bolsonaro teve uma "virada" sobre Lula, depois de perder para o presidente eleito no primeiro turno. Nos outros quatro maiores colégios eleitorais do estado, não houve mudança entre os dois principais concorrentes da eleição presidencial entre 2 e 30 de outubro. Em Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem, Bolsonaro venceu nos dois turnos. Já em Juiz de Fora, Lula ficou em primeiro lugar nas duas etapas do pleito.
Leia Mais
Lula vence nas três cidades da Região dos InconfidentesCidades mineiras separadas por quase 1.500 km dão vitória a LulaQuantos votos Lula recebeu em todas as eleições presidenciaisCleitinho sobre Lula: 'Se tiver coisa boa para o país, não vou atrapalhar'
No Norte do estado, além de Montes Claros, houve a “virada” no segundo turno pelo atual presidente apenas no pequeno município de Vargem Grande do Rio Pardo (5.045 habitantes). Em somente quatro cidades norte-mineiras, Bolsonaro venceu Lula no segundo turno - se somando a Montes Claros e Vargem Grande do Rio Pardo os municípios de Taiobeiras e Pirapora, as duas cidades da região que tinham dado a vitória a Bolsonaro em 2 de outubro.
Na grande maioria das cidades do Norte de Minas, em 30 de outubro, foi repetido o placar do primeiro turno, com Luiz Inácio Lula da Silva tendo uma grande votação numa prova de que não valeu muito o esforço prometido pelos prefeitos junto ao governador Romeu Zema (Novo) para pedir apoio para Bolsonaro. No segundo turno, o trabalho dos chefes dos executivos municipais serviram apenas para diminuir a vantagem do petista em relação ao atual presidente em algumas cidades da região, como Janaúba e Salinas, sem influenciar muito no placar geral na região.
No segundo turno, Montes Claros recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro, que participou de um comício na cidade, ao lado governador reeleito Romeu Zema (Novo) em 18 de outubro – Lula também fez comício na cidade, mas no primeiro turno, em 15 de setembro. No dia 2 de outubro, o petista teve 103.694 votos (46,53%) em Montes Claros, ficando com 3.836 votos de vantagem sobre Jair Bolsonaro, que recebeu 99. 858 votos (44,986%) na cidade.
No ultimo domingo, o placar na cidade-polo do Norte de Minas registrou para Bolsonaro 116.755 (51,5), com uma vantagem de 5.675 em relação a Lula, ao presidente eleito, que recebeu 111.080 votos (48,75%) no município. Entre um turno e outro, Bolsonaro somou em Montes Claros mais 16.897 votos, mais do dobro da votação adicional de Lula, que foi de 7.386 votos.