Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Bruno Dantas prometeu nesta terça-feira (01/11) que manifestantes pró-Jair Bolsonaro (PL) que bloqueiam estradas no Brasil desde a noite do último domingo (30) serão "severamente processados". Dantas fala em prisão e chegou a ironizar o ato.
"Vivandeiras alvoroçadas tentam fabricar artificialmente clima de insurreição num país cujo povo trabalhador e ordeiro deseja paz. Serão severamente processados, responsabilizados civilmente e presos. De tão poucos, mal encherão um pavilhão de presídio federal", disse Dantas, à Veja, nesta terça.
Caminhoneiros e demais manifestantes bloqueiam estradas brasileiras, federais e estaduais, desde o resultado da eleição presidencial de domingo. O atual presidente Bolsonaro não conseguiu se reeleger e perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve 50,9% dos votos válidos e governará o país de 2023 a 2026.
Desde a derrota, Bolsonaro não se pronunciou. Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes determinou na noite dessa segunda-feira (31) que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deveria iniciar operações para desbloquear as rodovias.