Vice-presidente eleito no último domingo (30/10), Geraldo Alckmin (PSB) desembarcou na manhã desta quinta-feira (3) em Brasília para iniciar a transição de governo. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente para os próximos quatro anos com 50,9% em segundo turno, contra 49,1% de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição derrotado.
Na terça-feira (1), Geraldo Alckmin comentou a função dada por Lula. "Agradeço a confiança do presidente Lula na missão de coordenar a transição de governo. O trabalho da nossa equipe será norteado pelos princípios de interesse público, colaboração, transparência, planejamento, agilidade e continuidade dos serviços".
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) vai ser o responsável pela parte de Bolsonaro. O atual presidente fez dois pronunciamentos públicos desde a derrota - na terça e nessa quarta-feira (2).
Uma reunião na sede do Tribunal de Contas da União (TCU) está prevista para ocorrer nesta quinta. A partir de então, as demais ações de transição devem ser tomadas.